quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Finalmente: Reativado transporte coletivo até a Penitenciária Modulada

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Depois de pelo menos dois anos sem contar com transporte coletivo até a Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), familiares de detentos finalmente estão contando com linha de ônibus até a casa prisional, localizada a 15 km da cidade.
De acordo com o diretor da casa, agente Alex Silva, o serviço foi reativado a cerca de duas semanas e está disponível nos dias de visita, quartas e quintas-feiras, sábados e domingos. Atualmente, apesar da capacidade de 360 apenados, a Modulada abriga 618 presos, entre condenados e prisões preventivas e temporárias.
O transporte foi disponibilizado pelo município, através da empresa Rodam, a partir de uma solicitação do Movimento Uruguaianense em Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, presidido por Paulo Roberto da Rosa Vargas, o ‘Paulinho’. Conforme ele, o pedido foi feito diretamente ao prefeito Ronnie Mello (PP), destacando a importância da família na ressocialização do apenado, e ainda a condição financeira precária de uma parcela significativa de famílias, que ia diretamente de encontro ao alto custo para o transporte até o local, feito somente por taxis, legais ou clandestinos.
São três viagens à casa. A primeira sai do terminal de ônibus às 7h e chega na Penitenciária às 7h30min; a segunda parte às 11h, chegando na Modulada às 11h30min; e a terceira às 17h, chegando lá às 17h30min. Já o horário de entrada de visitas na casa é, à s 10h para os presos trabalhadores e às 13h30min para os demais detentos nas quartas e quintas; e das 13h30min às 15min aos sábados e domingos.

Gabriela Barcellos

0 comentários: