quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Chamadas indevidas para o 190 chegam a 53%

O número de chamadas indevidas, como trotes, pedidos de informações e ligação muda passam da metade das ligações atendidas no 190, o serviço de urgência da Brigada Militar, somente no primeiro semestre.
Das 364 827 ligações registradas este ano, 2% são trotes, 25% pedidos de informação e 26% telefone mudo. “Às vezes, as pessoas não têm chance de ligar mais uma vez devido a situação que se encontram e justamente naquele momento a linha está congestionada por alguém que está realizando uma ligação indevida e desnecessária”, alerta o major Leandro Estabel Jung, chefe da Divisão de Estatística Criminal da SSP.
O registro de trotes é mais frequente no horário de saída escolar e no período de férias. “Os pequenos delitos, além de prejudicar o funcionamento do serviço prestado pela BM, levam para crimes maiores. A sociedade civil tem um papel fundamental e pode ajudar na prevenção primária, trabalhando o assunto com crianças e alunos”, diz o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Outro problema recorrente são os pedidos de informação, como solicitações sobre itinerários de ônibus, localização de órgãos públicos e hospitais. Nos casos de telefone mudo, as causas podem ser variadas, como uma ligação de emergência do celular, acionada sem o usuário perceber. “Os policiais conseguem detectar que, na maioria das vezes, não existe nenhuma ocorrência e não deslocam viatura. Mas como a punição, nesses casos, é ínfima, e não existe legislação específica. É importante conscientizar as pessoas sobre a gravidade de prejudicar não só o serviço, mas quem precisa de atendimento”, relata Estabel.

Gabriela Barcellos

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