quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Secretários municipais participam de congresso em Porto Alegre

Acontece em Porto Alegre, desde terça-feira, 8/8, um congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS 2017). O evento vai até hoje 10/8.
Os cenários da Gestão Municipal de Saúde são o foco dos debates do evento que é considerado o maior de saúde pública do estado e um dos maiores do país. A edição de 2017 do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul está reunindo cerca de 800 participantes, em Porto Alegre, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 509 – Centro).
A secretária de saúde de Uruguaiana, Thaís Aramburu, está participando do evento. “A gente está aqui com várias pessoas do ministério da saúde, com a secretaria de saúde do estado e várias pessoas também das secretarias municipais de saúde. Estamos falando também sobre a municipalização da saúde. Está excelente o evento”, comentou.
Os participantes, a maioria formada por integrantes das três esferas governamentais: Estado e União e com destaque para os Municípios, vão discutir a temática “A Qualidade da Governança do SUS – Autonomia Local, Pactuação Regional e as Relações Institucionais”, a partir de uma estrutura de programação organizada em oito oficinas temáticas e minicursos. Outras três grandes mesas de debates fazem parte da programação, entre ontem, 9/8, e hoje, 10/8, com os temas “O novo formato de financiamento do SUS e o cumprimento das responsabilidades tripartites na Saúde”; “Repensando o papel da Atenção Primária em Saúde e sua importância na rede: incorporação tecnológica e novos processos de trabalho”; e “A Regionalização do Parto e do Nascimento – A qualificação da Atenção à Saúde da gestante e do recém-nascido”; além do “29º Seminário de Municipalização da Saúde”, que no dia 8/8, discutiu o tema “A autonomia de gestão dos Municípios e a relação Tripartite no SUS: O desafio do comando único, com responsabilidades compartilhadas com o Estado e a União e as relações institucionais e interfederativas.” Com informações do COSEMS/RS.

Larissa Vargas

0 comentários: