segunda-feira, 25 de maio de 2015

Edição 2453 - Painel

Tamandaré em foco
Foi inaugurada na tarde de ontem, 22/5, um monumento com busto e descerrada placa do Almirante Tamandaré – Patrono da Marinha do Brasil e Herói Nacional, na Praça Barão do Rio Branco. A cerimonia foi conduzida pelo secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior, que também foi o idealizador. Schneider pediu apoio então ao comandante da Marinha em Uruguaiana, Marcus Machado Pereira, que conseguiu a doação do monumento. Estiveram presentes autoridades civis e militares.

Crise
Três pacotes de medidas contra a crise no RS deverão chegar à Assembleia Legislativa nos próximos dias. A primeira leva de projeto, criados pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), diz respeito a vantagens de servidores públicos, como licenças-prêmio, incorporação de função gratificada e critérios para aposentadoria, o segundo traz medidas econômicas e fiscais, que pode conter o aumento de impostos, e outro fala da estrutura do Estado. Uma quarta leva de propostas, que pode incluir a extinção de estatais, deverá ser enviada no segundo semestre. Embora o Piratini ainda mantenha segredo sobre o conteúdo dos primeiros projetos, alguns benefícios dos funcionários públicos serão revistos.

Prefeitura no Bairro
Neste sábado, 23/5, o Francisca Tarragó receberá o projeto ‘Prefeitura no Bairro’. O prefeito Luiz Augusto Schneider e seus secretários estarão entre as ruas Cabo Luiz Quevedo e Júlio de Castilhos, atendendo a comunidade das 9h às 12h. As fichas serão distribuídas às 8h.

Uruguaiana
Iniciaram ontem, 22/5, as atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal em alusão aos 169 anos de emancipação política de Uruguaiana. A Semana de Uruguaiana se estende até 29/5. Com o lançamento oficial, teve início a exposição ‘A História na Noite dos Tempos’, do escritor e artista plástico Daniel Fanti. Ela está aberta à visitação na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. A programação inclui exposições de arte, fotos e quadrinhos; apresentações musicais; shows; lançamento de livros; eventos com serviços à comunidade; espetáculos teatrais e de mágica; passeios; palestras; entre outros.

Ulfro
Gilberto Risso (PMDB) é o candidato da situação para presidência da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro), em substituição ao vereador Celeni Viana, de Alegrete. Porém, poderá surgir uma chapa de oposição, encabeçada por outro parlamentar uruguaianense, Marcelo Lemos (PDT).

Revisão I
Os vereadores aprovaram, na quinta-feira, 21/5, a tramitação em regime de urgência urgentíssima do projeto de lei que concede revisão geral anual aos servidores públicos municipais, inativos e pensionistas. Schneider encaminhou o projeto no início da semana, propondo 3,51%.

Revisão II
O projeto foi encaminhado às comissões técnicas da Casa, para análise. Estão fora da revisão o Prefeito, vice-prefeita, secretários, magistério e demais servidores que recebem piso salarial da categoria profissional.

Terceirização I
A Câmara de Vereadores sediou, na quarta-feira, 22/5, uma audiência pública realizada pelo Movimento Sindical, contra o projeto de lei 4330/2004, que permite a terceirização principal de uma empresa.

Terceirização II
A Câmara posicionou-se contra o projeto. Uma moção de repúdio será encaminhada ao Congresso Federal, por solicitação da vereadora Josefina Soares.

Terceirização III
Marcelo Lemos (PDT) falou sobre o tema na sessão ordinária de quinta-feira, 21/5. Entre as implicações negativas, Lemos citou a diminuição de cerca de 27% dos salários, a insegurança de contrato, a precarização do emprego e o aumento de doenças ocupacionais.

Indignação
O deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB) convocará o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para dar uma satisfação sobre a crise naval no Brasil. O ministro era um dos convidados de audiência pública solicitada pelo tucano que ocorreu na quinta-feira, 21/5, na Comissão de Minas e Energia da Câmara. Para Marchezan, a ausência de Mercadante do debate foi uma demonstração de covardia do governo.

Praça
A Praça dos Esportes e da Cultura, localizada no bairro Rui Ramos, será inaugurada na próxima sexta-feira, 29/5, às 17h. São 3 mil m² e cerca de 1,03 mil m² de área construída. A estrutura comporta atividades esportivas, culturais e sociais.

Festival I
O Coral de Uruguaiana realiza no próximo sábado, 30/5, o XXIV Festival Uruguaianense de Integracao de Corais, com participação de cidades do Brasil, Argentina e Uruguai.

Festival II
Às 10h acontece o XXI Uruguaiana em Canto, no Calçadão; às 11h haverá a Passeata dos Corais participantes, pelas ruas centrais da cidade; e às 19h o Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa recebe todos os grupos para as apresentações.

Saúde
A saída de Saionara Marques da secretaria de Saúde já é confirmada nos ‘bastidores do poder’. A dúvida persiste somente quanto ao substituto. O vereador tucano Fernando Tarragó, ou o filho do Percentauro?

Semic
Outro que poderá deixar a pasta é Jorge Prestes Lopes, sendo substituído por outro progressista.

Pedaladas
PSDB, PPS, DEM, PSC e Solidariedade apresentarão, de forma conjunta, uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) com uma ação contra a presidente Dilma por crime contra as finanças públicas e falsidade ideológica. A ação tem como fundamento as chamadas “pedaladas fiscais” usadas para fechar as contas do governo federal. Nessa manobra classificada de crime de responsabilidade fiscal pelo TCU, foram usados cerca de R$ 40 bilhões de recursos de bancos públicos.

Pecuária I
A próxima Noite da Pecuária, que ocorre na noite de 1/6, tratará sobre “Planejamento Tributário de Empresas Rurais”. O tema promete lotar o Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril.

Pecuária II
Noite da Pecuária é um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Sindicato Rural.

0 comentários: