segunda-feira, 25 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada


Pessoas que compõem o público-alvo da campanha nacional de vacinação contra gripe que ainda não foram imunizadas terão mais duas semanas para receber a dose que protege contra o vírus influenza A, subtipos H1N1 e H3N2, e o vírus influenza B. O Rio Grande do Sul vai prorrogar a campanha até o dia 09 de junho.
A campanha tem como público-alvo crianças de 06 meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, reforça que a vacina é segura e importante para evitar complicações decorrentes da doença. Estudos demonstram que a imunização contra o vírus pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações e, em até 75% a mortalidade global.
O Rio Grande do Sul lidera a cobertura vacinal no país, seguido do Paraná e Santa Catarina. Na avaliação do secretário da Saúde, o dado real é ainda maior. “Muitos municípios ainda não estão com os números atualizados no sistema”, explica Gabbardo. “Nossa expectativa é atingir a meta de 80% até 22 de maio, último dia da campanha, e para isso precisamos que a população-alvo compareça às Unidades de Saúde e garanta a imunização antes da chegada do inverno”, acrescenta.
O grupo de mulheres pós-parto (puérperas) registrou a maior cobertura vacinal (70,1%), seguido pelos idosos (64%). Entre a população-alvo da campanha, os doentes crônicos são os que menos receberam a vacina. Crianças e gestantes também registraram menor procura pela vacina.

0 comentários: