As famílias que residem nos bairros próximos ao lixão de Uruguaiana foram sufocadas pela forte fumaça promovida pelo incêndio iniciado na noite sexta-feira.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vitor Gedial, algumas das testemunhas contam que após uma discussão com um dos moradores do lixão, um homem teria ateado fogo em determinada área.
As chamas se alastraram, atingido outros pontos críticos. Outras testemunhas teriam contado que o incêndio foi resultado da queima de fios e que o causador do sinistro teria sido o catador proprietário de um barraco destruído pelo fogo.
Gediel explicou que a aglomeração de lixo seco no local contribui para a proliferação do fogo e que apesar dos catadores da Aclan separarem o material e encaminharem somente o lixo reciclável para o centro de triagem, o controle da chegada deste material seco ao lixão depende de uma conscientização da comunidade.
“É muito simples e todos podem fazer. É só colocar duas lixeiras na cozinha, por exemplo. Numa delas a dona de casa colocará o lixo seco e na outra o orgânico. O lixo seco será recolhido pela Aclan e o orgânico pela empresa responsável pela coleta geral”, explicou.
As equipes de trabalho das Secretarias de Obra e Meio Ambiente continuam trabalhando no lixão para controlar as chamas.
0 comentários:
Postar um comentário