A campanha de vacinação contra a gripe começou ontem segunda-feira (27) no Rio Grande do Sul e vai até o dia 22 de maio. A vacinação foi antecipada em uma semana em relação ao restante do país, para que a público alvo esteja imunizado antes da chegada do frio.
Devem ser vacinadas pessoas que tenham 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres até 45 dias depois do parto, doentes crônicos com recomendação médica, profissionais da saúde, indígenas, presos e funcionários do sistema prisional. A orientação das autoridades de saúde é procurar os postos o quanto antes, pois a imunização demora alguns dias para ter o efeito desejado.
Procura alta no interior
No primeiro dia de vacinação, a procura foi grande no interior do estado. Em Santa Rosa, no Noroeste, houve filas nos postos de saúde no início do dia. Devem ser imunizadas 20 mil pessoas no município. Em Uruguaiana, a procura também foi alta nas primeiras horas da segunda-feira. A meta é vacinar 26 mil pessoas na cidade. Na capital gaúcha, a vacinação deve atingir 80% da população alvo, que corresponde a cerca de 481 mil pessoas. Em todo o estado, a secretaria da saúde espera imunizar pelo menos 3,5 milhões de pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário