quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Remédios vencidos: Polícia toma depoimento da chefe da Vigilância Sanitária


O delegado Vilmar Alaídes ouviu o depoimento na tarde de sexta-feira, da responsável pelo setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Raqueli Bitencourt. Na oportunidade, o delegado a questionou quanto aos medicamentos e equipamentos de uso médico encontrados num galpão localizado aos fundos da sede da guarda municipal. 
Conforme o delegado, Raqueli confirmou que os remédios estavam vencidos e que ela tinha conhecimento do depósito. A profissional explicou que eles estavam ali guardados no aguardo de transferência e que a empresa responsável pelo processo faria isso na sexta-feira. Raqueli explicou ao delegado se tratarem de remédios armazenados há mais de um ano e por isso a quantidade expressiva. “Ela disse à Polícia que os remédios estavam ali aguardando transporte e que a empresa responsável pelo recolhimento foi contratada recentemente devido à falta de oferta. Relatou que os produtos não ofereciam risco à comunidade, pois ninguém tinha acesso a eles no local”. 
O prefeito Luiz Augusto Schneider voltou a falar no assunto na manhã de ontem. Ele disse estar sendo vítima de perseguição e que não havia nenhuma irregularidade no armazenamento dos medicamentos recolhidos de postos de saúde ao longo dos últimos anos. “Existia um problema grave até muito pouco tempo atrás – a falta de informatização dos postos. Este problema resultava no desperdício de medicamentos, pois o cidadão chegava a um posto e era informado que lá não havia estoque, porém o funcionário não tinha acesso as informações do estoque dos demais postos, impedindo assim que o remédio chegasse ao paciente. Hoje, a realidade é outra. Os postos trabalham com informações de todos os postos de Uruguaiana. Se é os remédios vencidos estão estocados num galpão é porque demoramos mais de dois anos para contratar uma empresa devido a falta de interesse de se trabalhar em Uruguaiana. Estávamos armazenando da forma correta, pois errado seria se estivéssemos jogando os remédios no Lixão”, informou o prefeito. 
Segundo o delegado, a Vigilância Estadual foi acionada pelo Ministério Público e Polícia e chegará a Uruguaiana nesta semana. Ela analisará o material e o local denunciado por uma comissão formada por vereadores.

0 comentários: