Mais uma vez a banda porto-alegrense Nenhum de Nós, considerada um dos ícones do rock brasileiro, lotou o Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa na noite de domingo, 30/11. Desta vez, porém, o espetáculo foi um pouco diferente. Inédito na região. Além dos roqueiros, esteve no palco a Orquestra de Câmara da Ulbra, regida pelo maestro Tiago Flores. A apresentação integra o projeto Felice Aplaude, uma iniciativa do Grupo Felice Automóveis, com apoio da Prefeitura Municipal e financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através do Pró-Cultura RS, com planejamento e gestão da produtora Cida.
O projeto visa promover a fusão da música orquestrada com a música popular, além de trabalhar para a descentralização dos concertos desse gênero. Outras duas apresentações já foram realizadas neste mesmo formato, em Bagé e Santa Maria.
O show reuniu sucessos da banda, como ‘Eu não entendo’, ‘Julho de 83’, ‘Astronauta de Mármore’ e ‘Camila, Camila’, música que conta uma historia real e tornou-se um clássico do rock brasileiro. As canções foram apresentadas em arranjos especiais para acompanhamento da orquestra e a noite contou ainda com Thedy Corrêa interpretando sucessos das bandas britânicas Rolling Stones e The Beatles, acompanhado pela Orquestra.
Nenhum de Nós
Com mais de um milhão de discos vendidos, participações em grandes festivais, shows internacionais, vários prêmios, reconhecimento de público e crítica, e uma legião de fãs espalhados por todo o país, o Nenhum de Nós já ultrapassou a marca de 1,8 mil shows. Com 28 anos de estrada, a banda mantém a formação original – Thedy Corrêa, Sady Hömrich, Carlos Stein, Veco Marques e João Vicenti – e foi pioneira no rock brasileiro ao incorporar acordeon entre seus instrumentos. Recentemente, o grupo foi escolhido pela Prefeitura de Porto Alegre para representar a capital gaúcha na Expo Xangai, o que fez muito bem.
Além da agenda de show convencional, anualmente o grupo realiza uma temporada – já tradicional – de quatro shows no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, mesmo local onde gravou dois discos ao vivo, em formato desplugado – em 1998 e 2003.
Orquestra de Câmara da Ulbra
Criada em julho de 1996 pelo maestro Tiago Flores– atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – , com o intuito de somar-se às iniciativas da universidade nas áreas da cultura e dos programas comunitários. Tem como principal objetivo manter a excelência da execução e o alto nível de acabamento musical. Como reconhecimento deste trabalho, o grupo tem sido considerado, pela crítica especializada, uma das melhores orquestras de câmara do Brasil. No repertório, constam as principais obras de música erudita compostas para instrumentos de cordas, abrangendo do período barroco até o contemporâneo. Outras vertentes importantes do trabalho deste conjunto são a música latino-americana e a música brasileira, sendo motivo de frequente pesquisa e inclusão de novas obras ou lançamento de novos compositores na sua programação. O grupo é responsável pela estréia de diversas peças originais e arranjos especialmente compostas para o mesmo, além de ser reconhecido por diversos projetos que unem a música orquestral e popular.
0 comentários:
Postar um comentário