segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Iniciada campanha de incentivo à doação de medula óssea

Na terça-feira (16/12) e na quarta-feira (17/12) servidores da Câmara dos Deputados poderão se cadastrar como doadores de medula óssea. Funcionários do Hemocentro de Brasília vão coletar sangue no Hall da Taquigrafia, no Anexo II, e realizar o cadastro. A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea - de 14 a 22 de dezembro -, instituída pela Lei 11.930/09, que teve origem na Câmara dos Deputados. Participam da abertura do evento, às 15 horas, o superintendente do Instituto do Coração do DF, João Gabbardo dos Reis, a diretora da Fundação Hemocentro de Brasília, Beatriz Mac Dowell Soares, e o deputado federal Beto Albuquerque - autor do projeto que deu origem à lei.
Os dados das pessoas cadastradas serão incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), para que possam ser contatadas quando houver um paciente compatível. A campanha visa ampliar o cadastro de doadores voluntários e facilitar o tratamento de quem sofre de leucemia. Além do hemocentro, participam da campanha o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).
Orientações
Para fazer o cadastro no hemocentro o interessado deve ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde - não pode, por exemplo, ter doença infecciosa ou incapacitante. Também terá de apresentar documento oficial com foto (passaporte ou carteiras de identidade, de habilitação ou de trabalho) e CPF. O doador deve manter seu cadastro sempre atualizado. A atualização poderá ser feita diretamente no site do Instituto Nacional do Câncer (Inca) www.inca.gov.br/doador, ou pelos telefones (21) 3207-5299 e 3207-1447.

0 comentários: