segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Estudantes desvendam os territórios sustentáveis do projeto educativo da AES Sul

O projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar chegou a Uruguaiana na última segunda-feira (08), a fim de provocar nos estudantes um novo olhar sobre o meio ambiente e despertar a consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental. Desta forma, a iniciativa leva a estudantes e professores das comunidades gaúchas da área de concessão da empresa uma proposta educativa para a sustentabilidade, com ações lúdicas interativas focadas nos temas energia, água, resíduos e mobilidade urbana, em especial no uso adequado e seguro da energia elétrica.
No Centro Esportivo da Zona Leste, alunos de sete escolas públicas estaduais e municipais de Uruguaiana vivenciaram as ações da proposta educativa, durante as manhãs e tardes, da segunda-feira (08) e terça-feira (09). Mediados pela brincadeira educativa do AES Sul na Comunidade, aprenderam sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.
Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no Projeto, mestres e estudantes levaram para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre as “coisas” do mundo. Além dos mais de 400 estudantes, também interagiram pelos territórios do projeto 26 docentes responsáveis pelas turmas. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar contou com a parceria da Prefeitura Municipal e da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, na realização das ações, quanto ao incentivo para a participação dos professores e alunos. Prestigiaram as ações em Uruguaiana, as Coordenadoras de Projetos da 10ª CRE, Marlise Silveira e Fátima Lewandowski.

0 comentários: