segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mais uma pessoa morre de gripe A no Estado


A morte de um morador de Osório, de 60 anos, que não tinha doenças anteriores mas que não havia se vacinado, elevou para 11 o número de vítimas fatais da gripe em 2014, no Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro paciente sem comorbidades a morrer vítima do H1N1 desde janeiro em território gaúcho. Ele também não recebeu o antiviral Tamiflu na rede de saúde.
Das outras dez mortes, cinco ocorreram em Canoas e as demais em Uruguaiana, Pedro Osório, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo e Porto Alegre. Das 11 vítimas, só uma recebeu a vacina. Seis tomaram o Tamiflu após o período prescrito, de no máximo 48 horas, e três sequer usaram a medicação.
De janeiro a agosto, seis pessoas morreram de complicações decorrentes do vírus H1N1 e cinco do H3N2. Foram dois óbitos em junho, seis em julho e três em agosto. Até essa mesma época do ano, 73 pessoas haviam morrido vítimas da gripe em 2013. Em oito meses, o Rio Grande do Sul teve 129 casos confirmados da doença, contra 542, nesse mesmo período do ano passado.

0 comentários: