terça-feira, 19 de agosto de 2014

Uruguaiana oferece vacinas contra Hepatite A

O município recebeu do Governo Federal, doses da vacina contra a Hepatite A.
Os lotes da vacina chegaram a Uruguaiana no mês de julho, no entanto, poucas pessoas sabem que ela já está à disposição. 
Segundo a secretaria de saúde do Município, Saionara Marquez, têm direito a vacina, as crianças de 1 a 2 anos e os adultos que apresentarem atestado médico alegando a necessidade da aplicação. 
A vacina entrou neste ano para o calendário oficial de imunização do Ministério da Saúde e estará disponível nos postos de saúde de todos os municípios do País. A única contraindicação é apenas a hipersensibilidade da criança a qualquer componente da fórmula. A expectativa do governo é que 95% das crianças que tenham até dois anos sejam imunizadas. Com esta nova dose, passam para 14 as vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a produção nacional da vacina, o custo da ampola sai a R$ 19,85, o que provocará um custo anual de R$ 111 milhões. 
Também conhecida como hepatite infecciosa, a transmissão do vírus ocorre pela via fecal-oral, sendo as fezes a via básica de contaminação da água, de alimentos e de tudo o que possa ser infectante por via oral. 
Os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes clara. Conforme Saionara, a vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade.

0 comentários: