sexta-feira, 6 de junho de 2014

Justiça Eleitoral tem até hoje para disponibilizar lista de devedores

Hoje, 5/6, é o último dia para a Justiça Eleitoral disponibilizar aos partidos políticos a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Essas informações vão embasar a expedição das certidões de quitação eleitoral e a escolha dos candidatos em convenção, que estão autorizadas a partir de 10/6 e devem, ocorrer até 30/6.
A atenção com esta listagem é importante, pois a maior causa de recusa a registros de candidaturas é a falta de quitação eleitoral.
A multa eleitoral é uma das penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral por descumprimento de sua legislação. Um dos requisitos para a emissão da Certidão de Quitação Eleitoral é a inexistência de multas aplicadas.
Os filiados a partidos políticos que quiserem se candidatar, se não estiverem em dia com o pagamento ou com o comprovante de parcelamento, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura.
De acordo com o parágrafo 9º do artigo 11 da Lei das Eleições, “o acesso dos partidos políticos às relações de devedores de multa eleitoral deve ser feito com a utilização do sistema Filiaweb, mediante habilitação dos usuários dos diretórios nacionais e regionais das agremiações”.

0 comentários: