sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mão de obra prisional: Câmara recebe apresentação de protótipos de cadeiras de rodas


A pedido do vereador Gilberto Risso, o Conselho da Comunidade na Execução Penal explanou sobre seus projetos e ações junto à Penitenciária Modulada e ao Instituto Penal de Uruguaiana.
A apresentação foi apreciada pelo delegado regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Nelson Rahmeier, pelo diretor da Penitenciária Modulada, Alcino Martins Pinto e pelo diretor do Instituto Penal, Carlos Roberto Lemos de Souza. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maurício Blanco e o vice-presidente, Edson Rebés também prestigiaram.
Foram apresentados projetos já concluídos, como a construção de tanques para criação de peixes na Penitenciária, implantação de bibliotecas nas duas casas prisionais e ações contínuas de atendimento as duas casas.

Cadeiras de roda
Nos últimos dois anos o Conselho vem buscando a realização de um projeto inédito. A confecção de cadeiras de rodas, utilizando bicicletas apreendidas e doadas pela Polícia Civil. A mão de obras é dos próprios apenados.
Durante a exposição na Câmara, houve a apresentação dos protótipos, que estão aguardando somente o selo do Inmetro.
A ideia, de acordo com o presidente do Conselho, Nelson Vaz Garcia, é buscar apoio d e empresários do município para cobertura dos cursos de confecção, tal como solda e oxigênio. Os valores ficam em torno de R$ 350 e o empresário pode doar a cadeira a quem quiser.
Além de cadeiras de rodas convencionais, deverão ser confeccionadas ainda cadeiras de banho.
O projeto, que partiu de uma conversa com o Vereador Gilberto Risso, que tinha uma ideia semelhante, foi avaliado positivamente pelos parlamentares.

Novo projeto
O Conselho busca agora a aquisição de uma máquina para confecção de fraldas descartáveis, que deverá ser colocada à disposição de apenados da Modulada.

0 comentários: