sexta-feira, 6 de junho de 2014

ERRATA: Resfenol Solução Oral e Suspensão Oral: Somente o Resfenol solução oral gotas está suspenso pela Anvisa


O farmacêutico responsável pela Farmácia Almeida explicou a diferença entre o medicamento Resfenol vendido pelo estabelecimento e o proibido recentemente pela Anvisa.
Nesta semana, nossa reportagem dirigiu-se à Farmácia Almeida e pediu ao atendente uma unidade do medicamento RESFENOL GOTAS, recebendo uma unidade do medicamento RESFENOL (THERMUS BEBÊ) SUSPENSÃO ORAL, analgésico de uso pediátrico e aplicado também em gotas. Esta compra embasou a matéria publicada em nossa última edição, vez que sua venda seria irregular, pois o medicamento RESFENOL SOLUÇÃO ORAL EM GOTASestá com a comercialização suspensa pela Anvisa.
Ao ver a confusão da matéria, farmacêutico Luciano Tiefensee contatou nossa Redação e explicou a diferença entre as apresentações do produto, informando que o medicamento vendido pelo estabelecimento, embora com mesmo nome comercial RESFENOL, tem formulação diferente da proibida e trata-se de um analgésico de uso pediátrico devidamente registrado na Agência Reguladora, razão pela qual não há porque a população se preocupar. “O medicamento comercializado nas farmácias é outro, pois o proibido pela Anvisa está há muito tempoindisponível para compra, inclusive, está fora do catálogo do laboratório Kley Hertz S/A”. 
Também fomos contatados pelo gestor de produtos do laboratório Kley Hertz, Carlos Fleck, que também alertou-nos sobre a exposição equivocada do medicamento RESFENOL THERMUS BEBÊ SUSPENSÃO ORAL, encaminhando a nota de esclarecimento emitida pela empresa esclarecendo a distinção entre as apresentações comerciais do RESFENOL, que destaca estar o medicamento “em comercialização há mais de 20 anos no mercado nãohavendo nenhum registro de problemas ou reclamações sobre sua eficácia ou segurança”, e que a renovação do registro do RESFENOL SOLUÇÃO ORAL EM GOTAS não foi solicitada à Anvisa por falta de interesse comercial.
Ainda segundo o fabricante, “o registro das apresentações comerciais RESFENOL CÁPSULAS e RESFENOL SOLUÇÃO ORALcomprovaram sua eficácia e segurança clínica através daapresentação de estudos, sendo estes aprovados pela Agência Reguladora”, e renovadosem 17/2 último.

0 comentários: