terça-feira, 6 de maio de 2014

Painel Ed. 2287

Em foco

O pessoal da Prefeitura teve uma boa ideia para facilitar as doações à Campanha do Agasalho 2014. A “Toca do Coelho”, localizada na Praça Barão do Rio Branco foi transformada em “Casa do João de Barro”, símbolo da Campanha. Além de ponto de coleta central, o local serve como ponto de encontro e de atividades integradas à campanha solidária. Na Casa, também está sendo disponibilizada água quente e erva mate.

Inovação I
Em meio a busca de uma empresa para organizar o caótico trânsito urbano de Uruguaiana, cujo secretário, ao longo de duas administrações municipais, ainda não teve capacidade de organizar (e se desconhece que razões o mantém ainda no cargo), surge uma inovação: o estacionamento oblíquo aleatório.

Inovação II
Certamente foi precedido por um “inteligente” estudo técnico que levou em conta, além do aumento de vagas nos locais onde foi implantado, outros fatores, como a fluidez do trânsito e a prevenção de acidentes. Ou não?

Inovação III
A propósito, Uruguaiana é uma das poucas cidades do mundo onde há uma inútil “chicane”, deixada por preguiça, no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a MonteCaseros. Ela ficou ali após uma decisão limiar, determinar o estacionamento oblíquo somente no lado esquerdo das vias, conforme a Lei.

Indiada I
A seguir a política petista de demarcar terras indígenas criando uma nação dentro da nação brasileira, em breve teremos que ter passaporte para andar por aqui. Tá na hora de decidir: ou nossos antepassados conquistaram esta terra e nos deixaram ela de herança, ou somos invasores.

Indiada II
E silvícola o escambau. Índio tem carro, tem conta bancária, propriedades, estudo, e até aviões. No Pará e no Amazonas, cobram pedágio nas rodovias. Alegam a condição de silvícola para justificar o desconhecimento da Lei. Estranhamente, quando é em seu benefício, conhecem a miúde.

Aviso
Neste dia 7/5 a farmácia da Policlínica não irá abrir em razão de contagem de estoque para balanço. O atendimento retorna normalmente no dia seguinte. Os postos de saúde funcionarão.

PMs
Nesta semana o último policial militar suspeito de participação no desaparecimento do pedreiro Amarildo, no RJ, foi ouvido pela Justiça. Por aqui, policiais militares condenados por tortura, continuam, não só na corporação, mas em exercendo funções estratégicas.

Tribunal do Júri I
Duas sessões de julgamento pelo júri popular estão marcadas para a próxima semana. Na terça-feira, 6/5, David Gilian Fonseca vai à júri por homicídio. O advogado José Roberto GallarretaZubiaurre irá realizar a defesa.

Tribunal do Júri II
Já na quinta-feira, 8/5, Marcio Adriano Streher sentará no banco dos réus por uma acusação de tentativa de homicídio. A defesa será realizada pelo advogado Ernani Nelsis.

Empregos
A Agência Municipal de Intermediação de Empregos tem disponível vagas para gerente de loja (2), costureira (2), vendedor interno (8), gerente de loja (2 vagas), técnico em enfermagem (3), técnico em informática (1), instalador para vidro temperado (2), operadora de caixa (8), setor contábil (1), designer gráfico (1), manicure (1), auxiliar de cabeleireiro (3), recepcionista de volumes (2), atendente de açougue (1), auxiliar de depósito (1), fiscal de loja (2), repositor (1), repositor de hortifruti (1), faxineira (1), auxiliar de açougueiro (1), motoboy (1) e motogirl (1).

Agasalho
O 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) também entrou no clima da Campanha do Agasalho e disponibilizou uma caixa de coleta na sala de informações do quartel.

IPTU I
Vence no próximo dia 12/5 a quarta parcela do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU). O pagamento em dia beneficia o contribuinte com desconto de 5%.

IPTU II
A pontualidade também influenciará no IPTU 2015. De acordo com o secretário da Fazenda Luiz Henrique Barcellos Fanti, quem estiver em dia com os pagamentos em novembro, quando ocorre o lançamento do próximo ano, terá 10% de desconto.

IPTU III
Informações sobre o imposto estão disponíveis aos contribuintes na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, no antigo Fórum, e através do site da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br).

Gripe A
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A acontece até o próximo dia 9/5. A vacina está sendo aplicada no posto central, nas unidades básicas de saúde e no interior do município.

Lila Ripoll
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Lila Ripoll de Poesia, da Assembleia Legislativa. O projeto é dedicado às causas sociais e premia as três melhores poesias além de conceder menção honrosa à dez subsequentes. As inscrições podem ser feitas até 30/5 pelo site www.lilaripoll@al.rs.gov.br.

Inclusão
Atualmente há 428 estudantes com educação inclusiva na rede municipal. A informação é do secretário de Educação DelmarKaufmann e foi apresentada ao prefeito Luiz Augusto Schneider.

Aftosa I
Teve início nesta quinta-feira, 1/5, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do rebanho de bovinos e bubalinos em 21 estados brasileiros, entre eles o RS.

Aftosa II
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a previsão é de que 166 milhões de cabeças sejam imunizadas nesta fase, que se estende até o dia 30/5

Aftosa III
O produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, que têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.

0 comentários: