quarta-feira, 2 de abril de 2014

Realizado 1º Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira


O Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana sediou na última sexta-feira, 28/3, o 1º Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira da Microrregional Uruguaiana. Inicialmente, o encontro deveria se estender até as 17h30min, mas encerrou por volta de 13h30min. Estiveram presentes os chefes do Executivo das cidades vizinhas de Barra do Quaraí, Iad Choli; Jaguarão, Cláudio Martins; São Borja, Farelo Almeida e Garruchos, Carlos Cardinal; e os intendentes das cidades argentinas de Paso de los Libres, Raúl Tarabini e de Monte Caseros, Miguel Angel Olivieri.

A mesa de abertura foi formada pelo prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider e pelo prefeito de Bagé e vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para assuntos de cidades das regiões fronteiriças, Dudu Colombo. Foram eles os responsáveis pela recepção aos demais participantes e fizeram a contextualização do evento.

O primeiro ponto a ser abordado no encontro, foram os acordos internacionais vigentes e a legislação para facilitar a integração na faixa de fronteira, como a Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço, ou Tarjeta. Questões como, os benefícios, as exigências e os órgãos responsáveis pela emissão do documento em cada país foram abordados, bem como seu cancelamento, circulação de veículos de uso particular e transportes dentro das localidades fronteiriças vinculadas e as áreas de cooperação. As localidades fronteiriças vinculadas são Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú; Capanema e Andresito; Barracão/Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen; Porto Mauá e Alba Posse; Porto Xavier e San Xavier; São Borje e Santo Tomé; Itaqui e Alvear; Uruguaiana e Paso de los Libres e Barra do Quaraí e Monte Caseros.

As ações de cooperação fronteiriça para assuntos de saúde também estiveram em pauta durante uma hora e meia de debate.

Além dos prefeitos da região também estiveram presentes no encontro o 1º secretário do Ministério das Relações Exteriores, Thiago Bonfada de Carvalho; a assessora internacional da Unipampa, Anna Carletti; Bruno Sadeck, da Assessoria Internacional da República Federativa do Brasil; Rafael França, da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde; vereadores; secretários municipais; presidente de associações e de entidades de classe e convidados.

0 comentários: