quarta-feira, 2 de abril de 2014

Acadêmicos da Unipampa desenvolvem protótipos digitais

Acadêmicos do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) concluíram uma experiência diferente de ensino. Os alunos dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação desenvolveram seus protótipos de jogos digitais na disciplina de Laboratório de Desenvolvimento de Jogos Digitais. Uma sessão pública para apresentação desses primeiros games ocorre na terça, 1º de abril, às 9h, na sala 101 do campus. É a ocasião para os alunos apresentarem os conceitos e desafios que envolveram as produções, e a ideia é que os futuros alunos conheçam a proposta da disciplina. A disciplina foi uma iniciativa do professor Jean Felipe Pitkowski Cheiran, e aprovada pela Coordenação do curso de Engenharia de Software e Conselho Local de Ensino. A turma é composta por trinta acadêmicos, e foram produzidos dez trabalhos. Os gêneros dos jogos são variados, como ação e aventura. Os protótipos foram adaptados também para celulares e tablets. Os acadêmicos aprovaram a experiência da disciplina, e por conta disto ela será oferecida nos próximos semestres.

Em dois meses e meio os estudantes conceberam e criaram protótipos de jogos digitais de gêneros diversos e com recursos diferentes, desde jogos de plataforma, no estilo Super Mario, até jogos de aventura em 3D. Trata-se de protótipos feitos no processo de aprendizagem, ou seja, jogos incompletos e sem fins comerciais.

A disciplina foi uma primeira aproximação dos acadêmicos com o trabalho de criar e desenvolver games, abrindo perspectivas de continuidade e aperfeiçoamento dos estudos nesse ramo, e mesmo a evolução do interesse acadêmico para iniciativas empreendedoras. As oportunidades no ramo variam desde o desenvolvimento de jogos para tablets e smartphones até o trabalho em empresas que produzem títulos para consoles e computadores, sem contar outras aplicações dos games, como na área da Educação.

0 comentários: