quarta-feira, 2 de abril de 2014

Deputado Valdeci Oliveira buscará recursos para projeto da escola Uruguaiana


Na sexta-feira, 28/3, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguaiana, localizada a aproximadamente oito quilômetros da cidade, na localidade de Charqueada, recebeu a visita do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa. A visita foi articulada pelo coordenador regional de Obras do Estado e ex-prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber, que acompanhou o Parlamentar nesta e nas demais agendas dela na região.

Além de mostrar o excelente trabalhado que vem sendo desenvolvido na escola, apesar da estrutura precária, o principal objetivo era a entrega ao Parlamentar de uma demanda da comunidade escolar. Recentemente, a escola Uruguaiana, que representou o município em diversos eventos em nível de estado e foi agraciado com alguns prêmios pelos projetos que vem desenvolvendo, foi agraciada com pocilgas para abrigar animais como suínos e bovinos. No entanto, para que os novos projetos, como a fabricação de queijo, saiam do papel é necessária a aquisição de equipamentos e de animais. Para isso, a escola conta com ajuda do Governo do Estado.

O projeto foi protocolado na 10ª Coordenadoria de Educação e uma cópia foi entregue ao deputado Valdeci, pelas mãos do diretor do educandário, Eloy Boldori e da veterinária Fernanda Bofill Burger, supervisora do projeto. Valdeci garantiu apoio ao projeto da escola, dizendo que irá acompanhar a tramitação junto à secretaria de Educação a fim de garantir que a demanda seja atendida. “Venho da roça; morei até os 18 anos no interior, onde trabalhava. Sei como é essa vida”, destacou o Parlamentar.

Entre os projetos já desenvolvidos pela escola estão um açude com criação de carpas, que servem para composição da merenda escolar, um minhocário e um projeto de captação solar para aquecimento de água. Apesar da estrutura debilitada, a escola encanta pela dedicação dos professores e funcionários, que chegam a pagar do próprio bolso o transporte para cerca de 20 alunos que, apesar de terem se mudado da comunidade, continuam freqüentando o educandário.

A escola tem aproximadamente 115 alunos, que permanecem durante todo o dia no educandário. O Diretor garante que todos os espaços disponíveis estão sendo aproveitados pelos alunos, como o laboratório de informática e uma biblioteca que está sendo montada. Nas últimas semanas, depois de anos de luta, a escola foi contemplada com uma caixa d’água e encanamento. Antes disso, o abastecimento de água era cedido pela antiga cooperativa de carnes Friogoeste.

0 comentários: