quarta-feira, 2 de abril de 2014

Jovem é atingido por raio e preocupação da comunidade aumenta

Um raio atingiu um morador do Loteamento Tellechea na tarde de domingo. O fato ocorreu em via pública, sendo que o raio caiu sem estar chovendo, antecipando o torrencial. A Brigada foi contatada através do 190, atendendo a ocorrência e encaminhado o cidadão para Santa Casa. Diego Vargas Pires foi atendido e liberado posteriormente. Por sorte, Diego escapou sem sequelas.
O Brasil é campeão mundial em incidência de raios e ocorre em seu território pelo menos uma a cada 50 mortes causadas por descargas elétricas no planeta. São cerca de 100 vítimas fatais, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de R$ 1 bilhão.
Segundo o Grupo de Eletrecidade Atmosférica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Educação, dos 57 milhões de raios registrados por ano no Brasil, a maior incidência ocorre no Norte e no Centro-Oeste, mas ao se considerar a densidade, ou seja, proporcionalmente ao território, os estados do Sul ficam à frente. No entanto, o maior número de mortes ocorre no Sudeste. E, segundo o próprio Elat, Recife, na região Nordeste, é a capital do país onde um raio tem maior chance de causar uma morte, seguida de Salvador, de São Luís e do Rio de Janeiro.
A região de maior incidência se encontra ao longo do rio Amazonas, a cerca de 100 quilômetros de Manaus, mas em outras áreas brasileiras também existe grande incidência. No Sudeste, temos a grande São Paulo, o vale do Paraíba e o Sul do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, os registros são no Sul do Mato Grosso do Sul e na própria capital Campo Grande. No Sul, o oeste do Rio Grande do Sul, ou seja, região de Uruguaiana. No Nordeste, principalmente o estado do Piauí, próximo a Teresina. São todas regiões com grande incidência de raios.

0 comentários: