segunda-feira, 7 de abril de 2014

Deficiência industrial deixa Uruguaiana fora da lista das cinco principais fornecedoras de arroz

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulga o ranking das 50 maiores indústrias beneficiadoras de arroz do Rio Grande do Sul. A pesquisa elaborada pela seção de política setorial da autarquia aponta que das 8.037 milhões de toneladas do arroz industrializadas no Brasil, 63% são beneficiadas por estas 50 empresas.
As dez empresas que lideram o ranking são: Camil Alimentos, Josapar-Joaquim Oliveira Participações, Pirahy Alimentos, Urbano Agroindústrial, SLC Alimentos, Cooperativa Arrozeira Extremo Sul, Nelson Wendt, Pileco, Cooperativa Agroindustrial Alegrete e Cooperativa Triticola Sepeense. Juntas, elas beneficiaram mais de 2,8 milhões de toneladas em 2013.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Irga e um dos autores do estudo, Mário Azeredo, o grupo das dez primeiras empresas é responsável por industrializar 46,63% da soma total do ranking. “Com um leve acréscimo, pois em 2012 elas detinham 45,83% de participação”, afirma.
Azeredo destaca que as 50 maiores empresas arrozeiras beneficiam 82,98% do arroz no Estado. “Um pequeno aumento em relação a 2012, onde as empresas eram responsáveis por beneficiar 82,65% do arroz gaúcho, apesar do número de unidades industriais ativas ter reduzido de 230 em 2012 para 224; o que significa que as empresas investiram na modernização de seus parques industriais e na capacidade logística”, justifica.
Os dados deste ano também mostram os cinco principais municípios beneficiadores do cereal no Estado: Pelotas, com 14,5%; Itaqui, com 12,4%; Camaquã, com 9,8%; São Borja, com 9,7%, e Alegrete, com 5,1%. Estes municípios representam 51,4% do total beneficiado no RS. O município de Uruguaiana, apesar de ser destaque no fornecimento de matéria prima, não tem destaque na industrialização.

0 comentários: