sexta-feira, 7 de março de 2014

Novos equipamentos garantirão tratamento renal em Uruguaiana


O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, responsável pela administração da Clínica Renal Municipal, investiu cerca de R$ 80 mil na aquisição de novos equipamentos para atender aos pacientes com insuficiência renal. Com o investimento, de acordo com o administrador da Clínica Renal, Anderson Antonello, foi possível a aquisição de duas novas máquinas de diálise, que deverão estar à disposição da população a partir da próxima semana. 
Antonello explica que com essa nova realidade, o setor poderá passar a atender a oito novos pacientes. “Os cinco pacientes atendidos em Itaqui passarão a receber atendimento em Uruguaiana, evitando desta forma o incômodo deslocamento de cerca de 200 quilômetros a cada sessão de diálise”, expõe. O investimento na melhoria no atendimento dos pacientes com insuficiência renal é uma preocupação da Provedoria do Hospital da Santa Casa de Caridade, que busca, com isso, minimizar os problemas para quem necessita do tratamento. “Infelizmente, uma em cada cinco mil pessoas adoece dos rins por motivos diversos”, lembra o administrador do HSCC, Geovane Cravo. “Quando o rim adoece, ele não consegue realizar as tarefas para as quais foi programado, tornando-se insuficiente”, explica. 
Em Uruguaiana, com o novo investimento do HSCC, além do atendimento aos pacientes tratados em Itaqui, serão abertas três novas vagas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um grande número de pessoas sofre de doenças renais. Algumas apresentam doenças como diabetes e pressão alta que, se não tratadas corretamente podem ocasionar à falência total do funcionamento renal. Existem outras que quando são diagnosticadas já estão com os rins totalmente debilitados, ocorrendo neste caso o encaminhamento do paciente para a hemodiálise. Na maioria dos casos, este tratamento acaba sendo feito para o resto da vida, caso não haja a possibilidade de se fazer o transplante.
Para marcar o Dia Mundial do Rim, no dia 13 de março, o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana convida a população a celebrar a data começando o dia com um copo de água. “É preciso tomar água ao longo do dia, entre as refeições, segundo nossas necessidades, ritmo de vida, época do ano e outras situações”, evidencia a enfermeira Judite dos Santos Martins, responsável técnica da Clínica Renal. Também não se deve abusar da água, quando os rins estiverem comprometidos, mas é necessário manter o corpo sempre bem hidratado. “É muito importante beber água para manter o organismo em bom funcionamento”, finaliza. Em todo o mundo, 500 milhões de pessoas sofrem de problemas renais e 1,5 milhão delas estão em diálise. As estatísticas revelam também que uma em cada dez pessoas no mundo sofre de doença renal crônica. De acordo com os dados, pacientes com esse tipo de doença têm 10 vezes mais riscos de morte prematura por doenças cardiovasculares. A estimativa é de que 12 milhões de pessoas no mundo morrem por ano de doenças cardiovasculares relacionadas a problemas renais crônicos.

0 comentários: