terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Painel - Ed.2241

Bom senso
O amigo deste Jornal, advogado José Maurício Braccini, ao ler nossa última edição, imediatamente esclareceu ser o protagonista, não de “chilique”, mas de veemente protesto contra a interrupção do serviço jurisdicional por falta de energia elétrica. Em uma comarca onde até habeas corpus é cumprido pela manhã, para não interromper o sono do magistrado de plantão, o brado de Maurício Braccini é o brado por um ideal impagável ao ser humano: a LIBERDADE.

Trilegal Tchê Uruguaiana

O Armazém do Renato continua dando sorte para sua clientela. No último sorteio do domingo, 12 de janeiro, o sortudo CARLOS AUGUSTO DA ROSA GOULART, morador do bairro Cidade Alegria, fez o churrasco com R$ 3 mil ganhos nas rodadas especiais. Ele está comemorando muito, também porque o prêmio é livre da mordida do leão do imposto de renda. Nesta semana, tem um Uno, uma CB 300, e uma casa mais um caminhão de prêmios, além, é claro, das 20 rodadas especiais, que distribuirão R$ 20 mil.

Cairoli
O presidente estadual do PSD, José Paulo Dornelles Cairoli, está entusiasmado com a receptividade que vem recebendo nos roteiros de visita e reuniões que tem cumprido. O porto alegrense foi indicado pelo partido para ser o pré-candidato a governador nas próximas eleições e recebeu apoio e estímulo no litoral norte, durante encontro com prefeitos e representantes do PSD nesta semana.

Mercado
Enquanto se enfrenta filas e preços altos em grandes supermercados da cidade, nosso Mercado Público disponibiliza produtos de excelente qualidade e da nossa terra, com preço justo. Uma boa opção.

Crise
O fracasso do comércio está estampado na cidade. Mal iniciou o verão, tão logo passou o Natal, as “liquidações” tomaram conta da cidade. Aliás, nossos lojistas foram os únicos no Estado a registrar queda nas vendas. Ou falta competência, ou falta concorrência.

Em foco

As calçadas tomadas pela grama estão mesmo espalhadas por toda a cidade. Outro exemplo claro, e vergonhoso, é a esquina da Rua Dr. Maia com a General Vitorino. As macegas quase chegam à altura do muro que, aliás, está muito bem decorado com propaganda política de uma eleição passada, mesmo com Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a retirada de tais propagandas.

Canto para Denize Goulart

Luiz de Miranda

Denize Goulart,
filha de Jango,
o melhor presidente do país,
depois de Getúlio Vargas.
Ela vem da pampa
e de suas origens,
sonha alto e longe
como se fosse estrela.
Mas quando surge
a treva dos dias,
avança luminosa
na doce praça
do amor sagrado,
gerado há milhares de anos,
naquilo que é amado.
Sabe todos os caminhos,
o que é porvir bendito,
que teus olhos
enchergam o infinito
nos olhos tristes do povo,
junta-se com ele,
e canta a ternura da paz
que só a paixão é capaz.
Rio, começo da tarde de 17 de novembro de 2013. Do livro “Rumos do Fim do Mundo”, iniciado, em 17 de março de 2011 no Salão do Livro de Paris.

Nota de Esclarecimento
Na edição do dia 16 de janeiro de 2013, este jornal, na página 03, publicou com os títulos Bom senso I e Bom senso 11 que: “Alguns advogados uruguaianenses dão indícios de falta de bom senso e excesso de má educação. Nesses dias em que o Fórum estava acometido por problemas na rede elétrica, teve profissional dando “chilique” diante da sede do Judiciário”.
“Tal profissional não percebeu que os servidores nenhuma culpa tiveram pelo ocorrido, que foi problema de força-maior. Aliás, os servidores também sofreram com a situação, já que ficaram trabalhando em condições precárias, e receberam de brinde um acúmulo das tarefas que não puderam ser realizadas durante o infortúnio”.
Durante estes 40 anos na atividade advocatícia, em especial na área criminal, nunca fui omisso nem “bedel”, sempre pautei em assumir, sem receio de qualquer retaliação, por parte de quem quer que seja, as minhas atitudes e críticas veementes, especialmente quanto ao andamento da JÚSTIÇA.
Não foram “alguns advogados”, mas sim este advogado que não se omitiu e fez a mencionada manifestação.
Após o recesso do Judiciário que encerrou dia 06/01/2014, efetivamente, às 16 horas do dia 08/01/2014, (quarta feira), em razão de uma “sobre carga” na rede de energia, faltou eletricidade suficiente para o foro funcionar, por isso foram adiadas audiências de réus presos e menores apreendidos preventivamente e os funcionários e juízes tiveram que permanecer em casa, pois nada podiam fazer.
Segunda feira (13/01), pelas 9hs da manhã, chegando lá encontrei o fórum sem luz e me informaram que a concessionária de energia não havia comparecido para efetivar seu serviço. Este advogado, indignado com o desrespeito, o que está se tomando comum, com o “Poder Judiciário” por parte do Estado ou por delegação (concessionárias), telefonou para o programa “Malfussi Repórter”, da Rádio São Miguel, informando do que estava ocorrendo, visto que, até então, nenhum órgão de comunicação havia se manifestado sobre esse fato. Imediatamente quando o Repórter tentou contato com AES Sul, e esta não respondeu, às 10 horas compareceu uma equipe da concessionária e efetuou o serviço solicitado, que não durou 30 minutos. Quem esperava na frente do fórum, foi informado que o expediente forense indicaria às 13h.
Pela tarde, às 14h, realizar-se-ia uma audiência de menor apreendido, que anteriormente já havia sido adiada. Para surpresa nossa e de inúmeras pessoas que ansiosas, necessitavam dos serviços do judiciário, tábua de salvação e esperança do cidadão, os portões da frente do fórum continuavam fechados, com apenas os servidores terceirizados da segurança, que nada sabiam dos acontecimentos e nem tinham o dever de dar explicação da volta da prestação jurisdicional e, todos ali perplexos sem saber o que fazer.
Diante da omissão de quem deveria agir, foi então que houve a manifestação deste profissional, em alto e bom tom, não um “chilique”, como escreveu o editor do jornal, pois isto cheira a “viadagem adquirida”, NADA PESSOAL CONTRA NINGUEM, que efetivamente nada tem a ver com isso, mas sim CONTRA A INOPERANCIA DO PODER JUDICIÁRIO, que sendo um serviço essencial, não poderia ter ficado a mercê de concessionária de serviço público, cujo trabalho deveria ter feito imediatamente. NEGLIGÊNCIA POR PARTE DE QUEM?
Manifestei sim, a indignação não só minha, mas das dezenas de pessoas que se encontravam na calçada do fórum, inclusive uma vereadora, sem entenderem o que estava acontecendo, como se “eles” NÃO DEVAM EXPLICAR NADA PARA QUEM CONTRIBUI PARA A SUA PRÓPRIA EXISTENCIA.

“Ó JUSTIÇA, FOSTES MORAM COM OS ANIMAIS SELVAGENS, POIS OS HOMENS PERDERAM A VERGONHA.” Shakespeare.

Acrescento: e a dignidade também.


José Maurício Braccini
Advogado

0 comentários: