terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ministério lança campanha de combate à hanseníase


Como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, o Ministério da Saúde uma campanha educativa dirigida à população e aos profissionais de saúde. Com slogan “Hanseníase tem cura”, a campanha orienta os profissionais de saúde a identificar os sinais e sintomas da doença visando o diagnóstico precoce.
A ação será concentrada em todas as capitais e nas cidades com mais de 100 mil habitantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além da Baixada Fluminense, das regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte e do norte de Minas Gerais. Estas áreas são consideradas, pelo Ministério da Saúde, como prioritários para ações de combate à doença por concentrarem a maioria dos casos. 
Serão divulgados materiais, como cartazes para a população, e-mail informativo aos profissionais de saúde, spot de rádio, outdoors e campanhas na internet, especialmente nas redes sociais. Em dois estados e no Distrito Federal também serão desenvolvidas outras atividades. Em Brasília, uma carreta da Fundação Novartis ficará estacionada, de 14 a 17 deste mês, na Rodoviária do Plano Piloto para realizar diagnósticos e orientar a população sobre a doença. Também serão desenvolvidas atividades em duas linhas de trem geridas pela Fundação Vale, nos estados do Pará e no Maranhão.
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa explicou que a campanha é de fundamental importância para conscientizar à população sobre a existência da doença e também sobre a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em reunião, nesta terça-feira, com as instituições e organizações sociais que trabalham no combate à hanseníase, o secretário ressaltou a importância da parceria entre o Ministério da Saúde e essas entidades para o combate à doença. Participaram do encontro, representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); da Sociedade Brasileira de Hansenologia; Sociedade Brasileira de Dermatologia; Grupo de Apoio às Mulheres com Hanseníase; além de representantes das secretarias de Saúde dos Estados de Sergipe; Maranhão; Pará, entre outras entidades.
RECURSOS - O Ministério da Saúde vem apoiando os estados e os municípios que ainda apresentam maior concentração da doença e que estão localizados, principalmente, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No final do ano, foram disponibilizados R$ 15,6 milhões a 40 municípios prioritários para a implantação de ações inovadoras que acelerem o combate à hanseníase e esquistossomose. Essas cidades detêm 24% dos casos novos de hanseníase diagnosticados no país. Os recursos devem ser aplicados em ações, aprovadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde, com foco na busca de casos suspeitos, exames de contatos, integração com a Estratégia Saúde da Família e outras ações que eliminem os focos de transmissão da doença.

0 comentários: