terça-feira, 21 de janeiro de 2014

COLUNA DO MAGRÃO

Nada de carnaval

Segunda quinzena de janeiro e nada de carnaval.

O batuque das baterias ate então acontecem por consequência dos “niver”. A maioria das Escolas de Samba faz aniversário por agora, e por esse motivo tivemos samba e movimentação nos ambientes carnavalescos. Aliás, contrariando a ordem e voz corrente de que as quadras de ensaio estão fora da nova regulamentação - o novo plano de prevenção de incêndio - e por isso advertidas e interditadas, pois não é permitido alvará provisório. Se não estiver com tudo certinho, esta interditado.

Esse assunto está, no mínimo, curioso. As quadras de ensaio velhas entende-se que seja normal estarem fora da regulamentação, justamente por serem velhas. Porém, a nova quadra da Cova da Onça, ainda em construção, não estar dentro das novas normas - quero acreditar que a arena da Capadócia esteja com interdição por conta de partes que todavia não estão concluídas.

De toda forma, o carnaval imita o futebol, esta em pré-temporada. Nada de folia, só cartolagem. Com isso, agrega mais valor a sua causa. Agora arrolou o Ministério Publico para intermediar essa nova obrigação que as agremiações têm com a lei. Uma clara demonstração de que Escolas de Samba e o Corpo de Bombeiros não conseguem resolver a questão.

A propósito, o desenvolvimento do carnaval fora de época se deve muito aos seus avalistas. Primeiro, se entregou a organização para a Prefeitura; depois, se entregou a capacidade de avaliação ao carnavalesco Claudio Brito; no terceiro momento, foram os vereadores: os recursos para torná-lo viável só foram possíveis pela interferência e adesão da câmara de vereadores.

Na causa carnavalesca, como ainda faltam dois meses para o carnaval, o ritmo é politico e social. Nada de Carnaval.

0 comentários: