sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2243

Nota de Esclarecimento
Um erro de transcrição alterou a citação de Shakespeare, publicada em nota assinada pelo advogado José Maurício Braccini. “Ó JUSTIÇA, FOSTES MORAR COM OS ANIMAIS SELVAGENS, POIS OS HOMENS PERDERAM A VERGONHA.”

Policiais I
A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que proíbe o afastamento do cargo de policiais civil e militares que estiverem sob investigação ou respondendo processo por ter efetuado disparos com arma de fogo no exercício de suas atribuições. Pela proposta o policial somente poderá ser punido havendo sentença condenatória do Poder Judiciário.

Policiais II
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituicao, Justiça e Cidadania. Enquanto isso, em Uruguaiana, tem PM condenado por tortura e suspeito de envolvimento em assalto, que continua fazendo parte da corporação e ocupando função estratégica.

O mato em foco

Na Rua General Vitorino, próximo à Dr. Maia, a cena é igual a tantos outros locais da cidade: grama das calçadas, falta de limpeza pública e macegas que alcançam as janelas dos moradores. E isso sem falar na manutenção das calçadas, que a julgar pela sua aparência, não existe há muito tempo, com quebraduras e desníveis.

Cadastro Ambiental I
O aplicativo para preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (Car) já está disponível na página do Ministério do Meio Ambiente na internet. O envio do documento preenchido ao órgão ambiental, no entanto, ainda depende de instrução normativa a ser assinada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Cadastro Ambiental II
Esperado desde a publicação do novo Código Florestal, em maio de 2012, o cadastro é o primeiro passo para a regularização de áreas rurais com passivo ambiental e obrigatório para todas as propriedades rurais.

Cadastro Ambiental III
O cadastramento é nacional, mas articulado com os bancos de dados já existentes nos estados. Com sua implantação, o governo poderá monitorar a situação das áreas protegidas, que devem ser mantidas com vegetação nativa, conforme dimensões estabelecidas no código.

Vergonhoso
A operadora de TV a cabo deixou seus poucos clientes na mão desde sexta-feira. Inclusive o serviço de Internet via cabo deixou a desejar. A operadora enfrentou uma concorrência acirrada do AZBox e similares, até este ser banidos do Uruguai, sabe-se lá a que custo. Mas, fronteira é fronteira, e eles seguem sendo vendidos em Uruguaiana, agora com atualização de chaves on-line, e sem interrupção do serviço. É o jeito.

Concurso do Mapa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu concurso para 796 vagas em vários estados, entre eles o Rio Grande do Sul, com salário de até R$ 12,5 mil. A divulgação ocorreu no Diário Oficial da União de terça-feira, 21/1. As vagas são nas careiras de Fiscal Federal Agropecuário, Atividades Técnicas de Fiscalização e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo. 

Errata
O empresário José Paulo Dornelles Cairoli, presidente do PSD e pré-candidato a governador é porto-alegrense, e casado com uma uruguaianense.

Leitor
Leitor, participe da sessão “Em foco”, enviando fotos, sugestões e considerações para o email redacao@jornalcidade.net.br.

Fórum
Durante janeiro e fevereiro, o Fórum não está em funcionamento nas manhãs de segundas-feiras e, nas tardes de sextas-feiras o expediente encerra as 15h.

10ª CRE
Durante esta quarta-feira, 22/1, a10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) enfrentou problemas técnicos na rede telefônica, ficando com todos os telefones mudos. Houve somente expediente interno e atendimento através dos emails da Coordenadoria.

Plano Diretor I
O complexo e volumoso Plano Diretor está em analise do relator do projeto, vereador Marcelo Lemos, que o vem estudando durante este mês. Como se trata de interesse de toda a população, o parlamentar disponibilizou o projeto, em seu gabinete, para que entidades, representantes de bairros, representações de classe e população em geral possam conhecê-lo.

Plano Diretor II
A análise por parte do relator ainda levará algum tempo e, antes de ser encaminhado à apreciação no plenário, o projeto ainda será assunto de uma ou mais audiências públicas. No entanto, já dizem por aí que muitas emendas serão necessárias.

CME I
Em mês de férias, quando as creches municipais tiram férias, quem precisa trabalhar recorre às colônias de férias. Elas funcionam nas creches privadas, a peso de ouro, claro. Sem ter opção, paga-se.

CME II
Mas não é só as creches que estão “de férias”. A Semed, que não deveria estar, está pelo menos moribunda, e deixou a cidade sem o Conselho Municipal de Educação. Os mandatos terminaram em 31/12/2013, e o novo conselho já deveria estar atuando.

CME III
Enquanto isso, especula-se o porque da demora. O manda chuva da Educação conseguiu se livrar da presidente da Apemu no CME. Dirce Gracioso, que não cansa de apontar as barbáries promovidas com a verba do Fundeb, já cumpriu seus dois mandatos. O Conselho tem 13 membros, 4 indicados por ele.

0 comentários: