quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Câmara busca ajuda do MP para solucionar problema das cirurgias eletivas na Santa Casa

Na tarde de ontem, 13/1, o presidente e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP), estiveram reunidos com o médico Cláudio Conte e com o promotor de Justiça Diego Corrêa de Barros, quando debateram a situação das cirurgias eletivas não realizadas na Santa Casa de Caridade. Embora não estivesse presente nos encontros, o vereador Rafael Alves (SDD) já havia manifestado preocupação com o assunto através de conversas com o presidente Ronnie Mello.
O médico Cláudio Conte expôs aos parlamentares sua preocupação com o cancelamento das chamadas cirurgias eletivas, casos que não são urgências e emergências. Segundo ele, há acúmulo de pacientes em espera para procedimentos básicos de saúde desde o final de 2013 - pacientes seus aguardam desde agosto.
Após a administração do Hospital Santa Casa de Caridade ser retomada pela Provedoria, não houve renovação de convênio entre a Prefeitura e os profissionais para realização das cirurgias eletivas, o que resultou em espera por providências para cerca de 300 pacientes. 
A par da situação os parlamentares se reuniram com o Promotor de Justiça em busca de uma solução para o problema; foi solicitada a intervenção do Ministério Público para realização de um acordo que solucione a questão. A responsabilidade do município em providenciar os procedimentos em Uruguaiana ou em outra cidade foi levantada. Há uma lei municipal em vigência que regulamenta e dispensa recursos à área, neste sentido o Poder Legislativo articulará seu cumprimento junto à Prefeitura e ao Ministério Público.

0 comentários: