quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2239

Rio Uruguai I
Enquanto algumas pessoas fazem um excelente trabalho em prol do nosso Rio Uruguai, limpando as margens, divulgando os efeitos da poluição em busca de conscientizar a população, alguns têm a atitude oposta e envergonham a comunidade, como este cidadão, flagrado lavando o carro nas águas do Uruguai. A cena foi registrada neste final de semana, mas segundo integrantes do Grupo Ação pelo Rio Uruguai, é repetida.

Rio Uruguai II

De acordo com o técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Roberval Bortoluzzi Castro, qualquer ação que gere algum tipo de poluição ou dano ao meio ambiente, inclusive esta, com comprovação pode resultar em autuação. As multas têm valores variados, dependendo do enquadramento da infração, mas ele garante que o valor pode ser salgado. A Secretaria busca identificar a placa do veículo para emitir a multa.

Rio Uruguai III
Neste sentido, o técnico chama a atenção para a importância de o registro fotográfico incluir a placa do veículo. A pessoa que flagrar qualquer ação como esta deve tentar registrar também a placa, segundo ele, uma prova clara do cometimento da infração.

Rio Uruguai IV
O Grupo Ação pelo Rio Uruguai, aliás, tem marcado para o próximo dia 25 a primeira ação de limpeza do ano, que deverá contar com a participação de cerca de 300 pessoas, de algumas empresas e da Bateria Galáctica d’Os Rouxinóis. O Grupo tenta ainda difundir a idéia em outros municípios também banhados pelo Rio Uruguai.

Volta às aulas
As escolas municipais retomam as aulas no dia 17 de fevereiro para a Educação Infantil – pré-escola e Ensino Fundamental. As aulas de Educação Infantil nas creches retornam sete dias antes. 

Sujeira nas ruas
Outro problema que vem tomando dimensão cada vez maior e a sujeira nas ruas. Nos bairros e vilas a situação é catastrófica e causada principalmente pela ação dos próprios moradores, que criam minilixões. No centro da cidade, a sujeira está espalhada. Papel, embalagens de plástico, copos descartáveis e garrafas lideram a lista.

Ajuda ao povo
O Processe Aqui, site que criou polêmica ao gerar petições para que pessoas entrem com demandas em juizados especiais sem a necessidade de advogados, lançou um novo serviço. Quem sofreu com alagamentos e deslizamentos de terra já pode montar petições para pedir indenização das prefeituras e demais órgãos competentes. Segundo o Processe Aqui, o objetivo da medida é ajudar a transformar a mentalidade dos brasileiros, impulsionando a cobrança de seus direitos em relações de consumo, inclusive com o governo.

Educação x corrupção I
“A educação é, sem dúvida, um instrumento eficaz, talvez o único, no combate à corrupção”, disse em sentença o juiz Ali Mazloum, que condenou uma agente de seguros a prisão por corrupção passiva. Ele disse ainda que, “a nefasta cultura da corrupção está entranhada no corpo social”, e que “o certo é que não será debelada com prisões, nem com a defenestração daquele que venha a ser pilhado na prática delitiva e dentre as causas da corrupção figura o baixo nível de organização da sociedade fruto direto a má qualidade do ensino”.

Educação x corrupção II
O magistrado permitiu que a ré recorra em liberdade, mas determinou o pagamento de R$ 25 mil a tituto de reparação dos danos morais causados à coletividade. O valor deve ser depositado em favor do ministério da cultura e impõe que deverá ser investido exclusivamente no programa de melhoria o padrão mínimo de qualidade do ensino fundamental.

Susto

Um homem soltou um spray de pimenta em uma casa noturna em Guaporé e gerou pânico entre os cerca de 500 presentes. Os freqüentadores acharam que a boate estava pegando fogo. Pessoas foram empurradas e pisoteadas, 18 pessoas deram entrada no Hospital de Guaporé com sintomas relacionados ao spray de pimenta. Embora o vídeo da câmera de segurança não identifique claramente o causador, a polícia já tem um suspeito.

Sisu I
O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 13/1, a primeira lista de chamada dos aprovados na primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

Sisu II
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e sete de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Ele ou ela
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) incluirá no Processo Judicial Eletrônico um campo específico para que seja indicado o sexo das vítimas em demandas criminais. O pedido foi feito, em outubro de 2013, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e facilita a produção de dados sobre a violência familiar contra a mulher.Segundo o Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, permitirá também que sejam identificadas as mulheres vítimas de homicídios, além de apontar as condenações judiciais aos autores.

Incêndio I
No início de ontem, 13/1, um incêndio destruiu o albergue do Presídio Estadual de Vacaria. O fogo começou no anexo, foi controlado em uma hora e ninguém se feriu; todos os 56 detentos que dormem no local já haviam saído para o trabalho. Por aqui, o incêndio criminoso no anexo do Instituto Penal de Uruguaiana completará dois anos nos próximos dias e até o momento ninguém foi identificado como autor. E dificilmente será.

Incêndio II
O prédio do Instituto Pão dos Pobres, em Porto Alegre também foi vítima de um sinistro no domingo, 12/1. O fogo começou no velário, onde as fiéis depositam velas acessas, as chamas de espalharam e atingiram o altar e o telhado. Um morador, a caminho da igreja, notou as chamas e avisou os guardas, que acionaram os bombeiros. Ninguém se feriu.

0 comentários: