quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Falta de profissionais traz Conselho de Enfermagem ao município

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, enfermeiro Ricardo Rivero, participou ontem em Uruguaiana, de reunião com enfermeiros da saúde pública, na Câmara Municipal de Uruguaiana. O objetivo do encontro foi tratar sobre a falta de profissionais de Enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde do município, assim como debater denúncias de assédio moral.
A reunião foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença de bom público.
Segundo os profissionais, além do déficit no setor de recursos humanos, a falta de incentivo, como realização de cursos, preocupa a classe. 
O Conselho Regional de Enfermagem é uma entidade autônoma de interesse público, na esfera da fiscalização do exercício profissional. Seu objetivo primordial é zelar pela qualidade dos serviços de enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional e demais Resoluções no território do Rio Grande do Sul.
Uma destas normativas trata especificamente sobre o correto número de profissionais de Enfermagem na Assistência de Saúde. Este quantitativo é regulamentado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Resolução n° 293/2004, e fiscalizado pelos Conselhos Regionais de cada Estado. Quando o dimensionamento está insuficiente para atender a demanda, o profissional fica sobrecarregado de trabalho, causando depressão e até absenteísmo. Mas principalmente, põe em risco a segurança do paciente.

0 comentários: