sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Painel - Ed.2204

Farroupilha 
A Câmara Municipal aprovou a doação de nova área ao Instituto Federal Farroupilha. O terreno, com área superior a 16.000 m², se somará ao terreno anteriormente disponibilizado na antiga Azcouro. Desta forma, o IFF terá cerca de 30.000 m² para o desenvolvimento das atividades educacionais profissionalizantes em Uruguaiana. 

Tribos I
Aconteceu na última segunda-feira, 21/10, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana, o lançamento do livro Tribos nas Trilhas da Cidadania – 10 anos de voluntariado juvenil e ações transformadoras na Rede Parceiros Voluntários.

Tribos II
Ao comemorar 10 anos do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, a ONG Parceiros Voluntários celebra o sucesso na promoção não apenas do voluntariado, mas de valores diretamente ligados a este exercício, como a cidadania, a responsabilidade, a solidariedade e o empreendedorismo, entre tantos outros.

Coleta seletiva I
Na área central, a coleta eletiva é realizada diariamente na área. Nos bairros, às segundas-feiras acontece nos bairros Boa Vista, Francisca Tarragó, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Tabajara Brites, Anita Garibaldi e João Paulo II. Nas terças-feiras no bairro Mascarenhas de Moraes, Santana, São João, Santo Antônio, Centro e Cohab I.

Coleta seletiva II
Nas quartas-feiras nas Áreas Verdes, Promorar, Pró-ficar, vila Nova Esperança e Aeroporto. Nas quintas-feiras na Cidade Alegria, Cidade Nova, Cohab II, Santo Inácio, Cobec e vilas Hípica I e II. Nas sextas-feiras no Centro; e no interior em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchuri, São Marcos e Charqueada. Nos sábados a coleta seletiva é realizada na Vila Ipiranga, Vila Júlia, bairro São Miguel, Condomínio Ita e bairro São José.

Casa
Estão abertas as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida, que constrói unidades habitacionais. Inscrições no Setor de Habitação no prédio central da Prefeitura. Informações: 3413-8540

Câncer Bucal
Na sexta-feira, 25/10, será realizado o Dia da Prevenção do Câncer Bucal, na unidade móvel que estará em frente ao prédio central da Secretaria, na avenida Presidente Vargas, das 8h30min às 12h, e das 13h30min às 17h. Na oportunidade, a equipe realizará exames clínicos, detecção de lesões cancerizáveis, encaminhamentos para biópsias quando necessárias e demais orientações sobre saúde bucal. 

Brasília
O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhou a cerimônia de sanção da lei que cria o programa “Mais Médicos”. O evento contou com a participação de diversas lideranças políticas de todo o Brasil. O programa, lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, tem disponibilizado para os municípios brasileiros a possibilidade de inserção de médicos estrangeiros ou brasileiros com formação acadêmica no exterior, para suprir a demanda no atendimento na rede básica de saúde. Uruguaiana já recebeu 11 médicos. 

Gestão de Projetos
Hoje e amanhã, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, a partir das 8h30min, será realizado o 1º Congresso de Gestão de Projetos, com enfoque no planejamento, direção, orientação, elaboração, acompanhamento e painel com apresentação de projetos exitosos. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura www.uruguaiana.rs.gov.br de Uruguaiana, no Numesc. São 100 vagas disponíveis. Informações em horário comercial pelo telefone 3411-7535.

Rodeio Bonito
A vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann, recebeu alunos do 1º, 2º e 3º anos da Escola Estadual de Ensino Médio Danilo Irineu Daris da cidade de Rodeio Bonito (RS), que participam do Projeto Viajando pelo Rio Grande Afora durante seis dias. Já foram visitadas as cidades de São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Santiago, São Pedro do Sul, Santa Maria, Imigrantes e Teutônia. Acompanham os alunos no projeto, os professores Dablio Tagetti, Luiz Gilberto Gratti, Ilse Adriane Oliveira, Elena Presotto e Marivanda Bedín Bazanella.

Visita a AES I 
No dia 18 de outubro, pela manhã, a Usina Termelétrica AES Uruguaiana recebeu a visita dos universitários da UNOPAR do curso de Gestão Ambiental, do segundo e primeiro semestre de 2013. A visita iniciou-se com uma palestra e discussão promovida pelo integrante da Diretoria de Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio ambiente da instituição, Rodrigo Steiner Rodrigues, juntamente com os estudantes.

Visita a AES II

Foram abordadas questões sobre o licenciamento e auditoria ambiental (AES Brasil x órgãos públicos ambientais; AES Brasil x empresas terceirizadas prestadoras de serviços), deveres na área de sustentabilidade da empresa, o tratamento da água (fonte e despejo), o gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos, como é feito o controle de poluentes emitidos pela combustão do gás natural, capacidade de geração da usina, entre outros aspectos. Atualmente, a usina encontra-se em hibernação, pela interrupção do suprimento de gás natural da empresa argentina YPF.

Futsal
O prefeito Schneider e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente da Maia, acompanharam no Ginásio Municipal, os jogos da Associação Esportiva Uruguaianense de Futsal, sub 11, em semifinal realizada no final de semana. A equipe de Uruguaiana tem a melhor campanha nesta categoria e é uma das favoritas a conquistar o Título Estadual em 2013. O presidente da Associação, Fabio Ciocca e o Diretor de Arbitragem da Federação Gaúcha de FutSal Jocemar Barreiro, assistiram os jogos. Após, o prefeito Schneider assistiu a partida da equipe da Celemaster Uruguaianense pelo Estadual de FutSal Feminino.

Felice vem aí
O ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice tem mais um encontro marcado com a Justiça na tarde desta sexta-feira, 25/10. Ocorre na 1ª Vara Criminal audiência referente a processo por crimes contra a administração pública. O motivo é o programa radiofônico que o ex-mandatário manteve durante seus segundo mandato.


Guarda
A greve dos guardas fez com que a administração municipal recorresse a segurança privada, mesmo com os altos custos da contratação emergencial. Deveria pensar na segurança eletrônica que, além do custo significativamente menor, tem uma grande vantagem: não tem amigos, não tem contatos, não faz conchavos, e não faz greve. A ausência humana é fator de altíssima segurança.

0 comentários: