terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Começaram ontem as aulas na rede estadual

Ontem foi um dia de reencontros para os mais de um milhão de alunos - aproximadamente 600 mil no Ensino Fundamental, 300 mil no Ensino Médio e as outras 100 mil matrículas entre Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Profissional e Especial (o número de matrículas ainda poderá ser alterado no início do ano letivo, pois há matrículas sendo feitas). Estão à frente das mais de 40,5 mil turmas, aproximadamente 78,8 mil professores, em 2.572 escolas.

Inovação pedagógica
Do ponto de vista pedagógico, este ano letivo de 2012 trará novidades. Para os alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional, será a implantação do Ensino Médio Politécnico e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. A formação sobre a reestruturação começou em fevereiro (realizada entre os dias 13 e 16, em Porto Alegre), com as equipes diretivas, e tem prosseguimento com os professores. A formação dos educadores já acontece de forma descentralizada nesta semana e terá continuidade nas instituições de ensino em março e no decorrer de 2012. O ensino fundamental também passa por estruturação. Nos anos iniciais, está implantada a progressão continuada. Ao longo do ano, será estruturada a matriz para o 4º, 5º e 6º anos. Além disso, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e as escolas estão organizando a recepção aos professores e alunos. As atividades estão voltadas, prioritariamente, para a reestruturação curricular do Ensino Médio, mas temas como a relação entre professores e alunos adolescentes e a prevenção à violência no ambiente escolar também estão em pauta. Integrantes da equipe diretiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão em diversas agendas pelo interior do Estado para a abertura das atividades.

Rede
A rede estadual é formada por 2.572 escolas. Destas, 453 oferecem Educação Infantil (sete, creches e 446, Pré-Escola); 2.38, Ensino Fundamental; 1.059, Ensino Médio; 152, Educação Profissional; 17, Educação Especial; 500, Educação de Jovens e Adultos Presencial; e 41, Semipresencial. O total de escolas não corresponde ao somatório das etapas e/ou modalidades de ensino, pois o mesmo estabelecimento pode oferecer mais de uma etapa e/ou modalidade.

0 comentários: