terça-feira, 19 de abril de 2011

Seduc debate concepção pedagógica com CRE's

No encontro realizado na sexta-feira (15) pelo Departamento Pedagógico (DP) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com coordenadores pedagógicos e das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), no turno da tarde houve debates sobre os eixos de governo e concepção pedagógica e os referenciais teóricos propostos pela Seduc, além de informes gerais do DP.

Eixos e ação
Os trabalhos da tarde foram retomados com debate sobre os eixos norteadores da ação da Seduc nesta gestão. São seis prioridades:
- garantia de uma educação de qualidade social, o que inclui reestruturação curricular, convênios com governo federal visando à formação de educadores, qualificação do ambiente das escolas
- democratização da educação, incluindo realização da Conferência Estadual da Educação e construção do Plano Estadual de Educação, eleição direta de diretores e formação para conselheiros escolares
- valorização dos trabalhadores em educação e relação de respeito e diálogo com o CPERS/Sindicato, melhoria e modernização das condições de trabalho, garantia da formação continuada em serviço e realização de concurso público ainda em 2011
- qualificação dos espaços físicos, segurança nas escolas e criação de políticas que valorizem o esporte
- acesso da comunidade escolar à tecnologia e à cultura, com qualificação e acesso aos ambientes informatizados
- acesso e suporte à permanência e à qualificação do Ensino Médio.

O DP propõe basicamente três grandes programas a serem desenvolvidos: divulgação das Boas Práticas Educativas, qualificação de relacionamentos e processos e formação interativo-reflexiva.
A próxima reunião do DP com coordenadores pedagógicos das CREs será realizada no dia 26. No encontro serão apresentadas e detalhadas as etapas de implantação do Programa de Progressão Continuada na alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º anos de Ensino Fundamental, proposta apresentada em âmbito estadual pelo diretor pedagógico da Seduc, Sílvio Rocha, durante a interiorização do Governo do Estado no município de Lagoão no dia de hoje (15).

Escola Aberta
Em dezembro de 2010, foi encerrado o período de convênio para desenvolvimento do programa em 130 escolas estaduais. De acordo com informe da coordenadora da Divisão de Programas e Projetos Especiais da Seduc, o programa está sendo reestruturado e a continuidade será efetivada a partir de convênio firmado com os Círculos de Pais e Mestres das escolas, atendendo à legislação que regulamenta o programa.

Alimentação Escolar
Estruturação do trabalho. Destaque para a adequação à nova legislação, com iniciativas referentes à montagem do cardápio regionalizado e aquisição de produtos da agricultura familiar.

0 comentários: