terça-feira, 19 de abril de 2011

Brasil perde dinheiro com exportação agrícola, aponta Ipea

Um estudo divulgado na quarta, dia 13, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indica que o Brasil tem perdido dinheiro ao exportar produtos agrícolas de baixo valor agregado.
Ao avaliar a relação comercial do Brasil com a China, Índia e Rússia, o Ipea constatou que as vendas externas estão concentradas em commodities agrícolas. O país é competitivo na produção agrícola, com saldo na balança comercial, mas esse tipo de comercialização tem o lado negativo.
– O problema está no médio e longo prazo. Você estrutura essa primarização da pauta comum à necessidade de você ter uma estrutura diversificada. Não só da sua pauta exportadora, mas, principalmente, da sua estrutura interna produtiva – afirma André Calixtre, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.
Outro estudo do Ipea, ainda em fase de elaboração, vai apontar quanto o Brasil deixa de ganhar por exportar produtos agrícolas em detrimento dos industrializados. A viagem da presidente Dilma com empresários brasileiros à China tem esse objetivo: conseguir a abertura do mercado chinês para produtos brasileiros com maior valor agregado.
A China é o principal destino das vendas externas brasileiras, representando 15% do total das exportações do país.

0 comentários: