terça-feira, 19 de abril de 2011

PPA: Regiões da Campanha e Fronteira Oeste registram maior público do Participativo

Antiga sede do Colégio Marista Santanense,
hoje sede da Unipampa em Santana do Livramento
Com o auditório completamente lotado, além de outras quatro salas improvisadas para acomodar os participantes, ocorreu no sábado (16), na sede da Unipampa de Santana do Livramento, o debate do PPA Participativo das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, reunindo um total de 628 pessoas. Entre as propostas apresentadas em pronunciamentos, houve a solicitação da criação de um hospital regional. Foram amplamente citadas também questões relacionadas à habitação e agricultura familiar. O vice-governador Beto Grill avaliou que é necessário acelerar o processo de desenvolvimento do Estado e disse ter plena certeza de que o PPA neste Governo vai ser eficiente. "Existe uma mudança completa do nosso setor produtivo, empresarial e estamos também com outra visão das universidades. Com equilíbrio e com participação, vamos construir uma região melhor de se viver", acrescentou Beto Grill. O secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, lembrou que, de acordo com os números do último orçamento, o Rio Grande do Sul é o Estado que menos investe em saúde no Brasil. "O PPA é para o Governo do Estado a possibilidade de recolocar o RS entre os principais investidores do País em políticas públicas. Para nós, o Plano Plurianual não é uma peça de ficção, e sim a base do orçamento, e nós temos como meta alcançar um grande número destas demandas", afirmou Motta.
O presidente do Corede da Campanha, João Sérgio Machado, disse sentir-se prestigiado em contribuir com propostas para o desenvolvimento da região. O presidente do Corede Fronteira Oeste, Hugo Marques Chimenes, lembrou que os Conselhos tem sido parceiros desde a criação do Orçamento Participativo e de todos os governos para mobilização e proposição. "Desta parceria podemos citar a criação da Unipampa, que foi o sonho do passado e hoje é uma realidade", concluiu Chimenes.
Entre as prioridades citadas nas 22 manifestações, além da do pedido da construção de um hospital regional, também foram destacas durante o seminário:

- Políticas de Segurança Pública e Habitação;
- Revitalização da UERGS, com a nomeação de professores por concurso público ou emergencial;
- Criação de cursos técnicos estaduais;
- Políticas Públicas para as mulheres, com atendimento à mulheres camponesas;
- Infra estrutura na área da de produção, principalmente na RS 176 e RS 566;
- Políticas públicas para a cultura;
- Investimentos na agricultura familiar;
- Manutenção da rede de distribuição de água estatal, sem privatização;
- Centro de Referência para dependentes químicos, idosos e deficientes;
- Inclusão de tradutor intérprete nas universidades;
- Inclusão digital.

Caravana do CDES-RS
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) realiza, paralelamente aos seminários do PPA, as Caravanas do CDES pelas regiões do interior. Assessores do Conselho entregam formulários para recolher sugestões da população. O Secretário Executivo do CDES, Marcelo Danéris, elogiou o trabalho da
secretária Adjunta, Mari Machado, que auxiliou na coordenação da mobilização regional. Ainda participaram da mesa de abertura do evento a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, e a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony.

Conselho do PPA
Durante o seminário de Santana do Livramento, foram definidos os conselheiros da região para o Conselho do PPA. Pelo Corede da Campanha, foram indicados Eduardo Leitão (titular), e Paulo Agostinho (suplente), e eleitos João Couto (titular) e Marilei Garcez (suplente). Pela Fronteira Oeste, o Corede indicou Léo Augusto (titular) e Jorge Luis (suplente), e foram eleitos pela plenária Sergio Soares (titular) e Dagberto Reis (suplente).

0 comentários: