Na próxima segunda-feira, 4/9, será inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento de Uruguaiana (UPA). A estrutura está pronta desde março de 2015, e finalmente vai começar a operar.
A abertura será mediante um acordo firmado entre o Ministério da Saúde e o Município, por intermédio do Ministério Público Federal. A Unidade será administrada pela Associação Beneficente Silvio Scopel e terá investimento de R$ 480 mil por mês.
Segundo o secretário municipal de Administração, Ricardo San Pedro, a empresa foi contratada por meio de dispensa de licitação, e escolhida devido ao menor custo oferecido para operação, já que o Ministério Público deu um prazo. “Em meados de maio, nós recebemos a comunicação do Ministério da Saúde que tinha reaberto o procedimento da UPA, e daria o prazo até quatro de setembro para o início de operação. Como uma licitação nesse porte iria demorar muito e até então a secretaria de Saúde tinha muitas dúvidas de como nós iríamos readequar a UPA para porte 1, já que inicialmente era porte 2, a Saúde começou a montar um termo de referência em procedimento interno e nesse termo, ela pegou três orçamentos de empresas que atualmente trabalham tanto em UPA’s como em Prontos Socorros”, explicou. “Foi uma escolha pelo menor preço, e a escolhida tem experiência nas atividades. É uma empresa que atua há bastante tempo na área e nos passou bastante segurança e capacidade técnica. Aliou uma coisa à outra. Aqui no Estado, ela tem sede no município de Cerro Branco. Atua em hospitais em Gramado, Montenegro, várias cidades da serra”, completou.
Em Cerro Branco, o Hospital Silvio Scopel encerrou suas atividades em 31/3 deste ano, pois não teve renovado o convênio de R$ 60 mil mantido com a prefeitura daquele município. Lá, o Hospital deixou dívida de R$ 160 mil, e 11 funcionários demitidos.
A Unidade vai operar com 38 funcionários. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, um concurso público, ofertado ainda pelo governo anterior, em 2015, foi levado em conta na hora da contratação. “Essa foi a parte mais complicada, por que o processo seletivo teve a data de validade até o dia 18 de agosto deste ano. Mas a gente, mesmo assim, chamou as pessoas que fizeram o processo seletivo e tiveram aprovação. Ligamos para quase todos que foram selecionados. Muitos não foram encontrados pelo contato que constava, ou já conseguiram outro emprego. Depois disso, a empresa começou a buscar novas pessoas para as vagas que ainda não tinham sido preenchidas”, comentou.
Os equipamentos e móveis seguem os mesmos que já tinham sido adquiridos. Segundo, Thais Aramburu, os equipamentos tinham prazo de instalação de um ano após adquiridos. “Eu espero que funcionem, pois, o prazo de instalação era de um ano. Já fazem mais de dois que foram comprados”, conta.
A UPA vai atender casos de urgência, listados como linha amarela. “A UPA vem para qualificar a saúde pública no município. Por que aquela pessoa que durante o período que as unidades básicas estão abertas, não conseguiu consulta, ou que precisa consultar depois do trabalho, em um final de semana, ou em um feriado, não tinha outro lugar para se dirigir, a não ser a Santa Casa. Agora vai ter a Unidade 24 horas e no período do meio-dia à meia noite vão estar dois médicos na UPA atendendo. Então isso vai ser muito bom para a comunidade”.
A UPA fica localizada na esquina das ruas Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos.
A abertura será mediante um acordo firmado entre o Ministério da Saúde e o Município, por intermédio do Ministério Público Federal. A Unidade será administrada pela Associação Beneficente Silvio Scopel e terá investimento de R$ 480 mil por mês.
Segundo o secretário municipal de Administração, Ricardo San Pedro, a empresa foi contratada por meio de dispensa de licitação, e escolhida devido ao menor custo oferecido para operação, já que o Ministério Público deu um prazo. “Em meados de maio, nós recebemos a comunicação do Ministério da Saúde que tinha reaberto o procedimento da UPA, e daria o prazo até quatro de setembro para o início de operação. Como uma licitação nesse porte iria demorar muito e até então a secretaria de Saúde tinha muitas dúvidas de como nós iríamos readequar a UPA para porte 1, já que inicialmente era porte 2, a Saúde começou a montar um termo de referência em procedimento interno e nesse termo, ela pegou três orçamentos de empresas que atualmente trabalham tanto em UPA’s como em Prontos Socorros”, explicou. “Foi uma escolha pelo menor preço, e a escolhida tem experiência nas atividades. É uma empresa que atua há bastante tempo na área e nos passou bastante segurança e capacidade técnica. Aliou uma coisa à outra. Aqui no Estado, ela tem sede no município de Cerro Branco. Atua em hospitais em Gramado, Montenegro, várias cidades da serra”, completou.
Em Cerro Branco, o Hospital Silvio Scopel encerrou suas atividades em 31/3 deste ano, pois não teve renovado o convênio de R$ 60 mil mantido com a prefeitura daquele município. Lá, o Hospital deixou dívida de R$ 160 mil, e 11 funcionários demitidos.
A Unidade vai operar com 38 funcionários. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, um concurso público, ofertado ainda pelo governo anterior, em 2015, foi levado em conta na hora da contratação. “Essa foi a parte mais complicada, por que o processo seletivo teve a data de validade até o dia 18 de agosto deste ano. Mas a gente, mesmo assim, chamou as pessoas que fizeram o processo seletivo e tiveram aprovação. Ligamos para quase todos que foram selecionados. Muitos não foram encontrados pelo contato que constava, ou já conseguiram outro emprego. Depois disso, a empresa começou a buscar novas pessoas para as vagas que ainda não tinham sido preenchidas”, comentou.
Os equipamentos e móveis seguem os mesmos que já tinham sido adquiridos. Segundo, Thais Aramburu, os equipamentos tinham prazo de instalação de um ano após adquiridos. “Eu espero que funcionem, pois, o prazo de instalação era de um ano. Já fazem mais de dois que foram comprados”, conta.
A UPA vai atender casos de urgência, listados como linha amarela. “A UPA vem para qualificar a saúde pública no município. Por que aquela pessoa que durante o período que as unidades básicas estão abertas, não conseguiu consulta, ou que precisa consultar depois do trabalho, em um final de semana, ou em um feriado, não tinha outro lugar para se dirigir, a não ser a Santa Casa. Agora vai ter a Unidade 24 horas e no período do meio-dia à meia noite vão estar dois médicos na UPA atendendo. Então isso vai ser muito bom para a comunidade”.
A UPA fica localizada na esquina das ruas Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos.
Licitação
Segundo o secretário de Administração, a empresa que vai começar operando a Unidade em Uruguaiana tem contrato com o município de apenas 180 dias. “Nós optamos por fazer uma dispensa de licitação pela emergência. Essa empresa está garantida para operar apenas por 180 dias”, relatou. Ainda, de acordo com o secretário, logo que a empresa começar a operar, deve ser aberto um processo de licitação.
Recursos
A UPA vai começar operando no primeiro mês somente com recursos do Município. “Depois da inauguração, a gente quer em no máximo 15, 20 dias habilitar. Ou seja, trazer o pessoal do Ministério da Saúde para fazer a vistoria, se der tudo certo, ou se tiver algo para modificar, a gente vai cumprir, mas assim que for vistoriada e habilitada, ela começa a receber recursos federais. Aí o município entra com 50% do custo, e o Estado e a União com o restante, mais ou menos”, concluiu.
Porte I
A Unidade de Pronto Atendimento de Uruguaiana é a Porte I. Conforme o Ministério do Planejamento, existem três portes de UPA:
Porte I: tem o mínimo de 7 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.
Porte II: tem o mínimo de 11 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.
Porte III: tem o mínimo de 15 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.
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