terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ed. 2827 - Painel

Curso
Na noite de quinta-feira, 24/8, acorreu a aula inaugural do curso de “Bordado em Pedraria” promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), em parceria com a Escola de Educação Profissional do Senai. O presidente da Aciu, Luis Oscar Kessler e o coordenador do curso, Jorge Unamuzaga, fizeram a abertura oficial do curso. Kessler falou da importância da qualificação profissional da atividade de bordadeira, além de ressaltar a carência do setor no município. A instrutora do curso, Irene Fugassa expôs algumas peças de vestuários com seus trabalhos de bordado, assim como pedrarias utilizadas. As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. No final do curso as alunas receberão certificação que as qualificará como bordadeiras pela Escola de Educação Profissional do Senai.
 

Reconhecimento
No sábado, 26/8, o Executivo recebeu a Associação Passo Fundo Futsal onde foi entregue a “Medalha de Mérito Municipal” em reconhecimento ao gesto de apoio e solidariedade demonstrado através da considerável doação de agasalhos e alimentos, durante a campanha “Uruguaiana + Solidária 2017”, voltada aos atingidos pelas cheias do Rio Uruguai. Também estiveram presentes na recepção a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão e a Direção da Associação Esportiva Uruguaianense.

 
Projeto
Mais de 900 alunos participam das atividades literárias desenvolvidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Cabo Luiz Quevedo. As ações acontecem durante o recreio e tem como objetivo incentivar a leitura dos alunos. As atividades envolvem: hora do conto, teatro, música, roda de leitura, mateada literária, entre outras. De acordo com a diretora da escola, Neuza Eliane Silveira Alves e a vice-diretora, Ana Cláudia Madeira Salgueiro, essas atividades são maneiras diferentes de proporcionar e despertar a leitura dos alunos com os diversos tipos literários.


Siafar
Começa amanhã, 30/8, e até vai até 1/9, a Semana de Integração Acadêmica de Farmácia (Siafar), promovida pelo curso de graduação em Farmácia, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana.  O evento conta com palestras, mesas redondas e minicursos. As mesas redondas contarão com presença de ex-alunos da Unipampa, momento em que serão debatidas as perspectivas e dificuldades após a formação acadêmica. A iniciativa tem como tema “A construção de uma visão generalista”, com a proposta de abordar as principais áreas de atuação do farmacêutico, tendo como foco a Indústria, as Análises Clínicas, a Farmácia básica e magistral, a Indústria de Alimentos e algumas das outras 78 áreas de atuação do farmacêutico.

Cova da Onça
Na próxima sexta-feira, 1/9, será lançamento o tema enredo da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. O lançamento será a partir das 21h, na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU), que fica localizada na rua Gen. Estilac Leal, nº 3993. Mesas estão à venda aos sábados, das 14h às 16h, na sede social da escola, que fica localizada na rua Bento Martins, nº 1799. Mais informações com Francisco Leal pelo telefone 99979-9610.

Sispampa
Iniciam hoje, 29/8, as inscrições para o II Simpósio Integrado em Saúde no Pampa (Sispampa). O evento ocorre nos dias 3, 4 e 5/10, no campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa. O tema do simpósio deste ano é “Abordagem Multiprofissional no Contexto das Condições Crônicas da Saúde”. As inscrições ocorrem no hall do prédio 700 da Unipampa, das 14h30 às 17h30.

Capo
No domingo, 27/8, ocorreu o chá beneficente da Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo). O evento reuniu diversas pessoas em prol da entidade.


Literatura
Estão abertas as inscrições para a Arte na Palavra - Oficina de Criação Literária em Uruguaiana. A oficina será com o escritor Braulio Tavares, em Uruguaiana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra. As atividades ocorrerão de 25 a 29/9, das 18h30 às 22h30, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo telefone: 55 3412 2482.

Futebol de mesa
As inscrições para o Campeonato Uruguaianense de Futebol de Mesa vão até hoje, 29/8. O evento vai acontecer durante todo mês de setembro, a partir das 19h, na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC). As inscrições estão sendo realizadas na Smelc (Rua: Padre Anchieta, 2975, antigo Juventude Atlético Clube).  Mais informações pelo telefone 3413-6201 ou no Clube de Mesa da Nova Esperança - 99923-8003 (Egídio).

Dia do Soldado
Na Cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, ocorrida na 2° Brigada de Cavalaria Mecanizada em Uruguaiana, que foi presidida pelo General Josias Pedrotti da Rosa, o secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, recebeu o título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, oferecido pelo Comando Militar do Sul.

0 comentários: