terça-feira, 29 de agosto de 2017

Instalada frente parlamentar contra o abigeato

Somente neste ano, já são mais de quatro mil animais furtados no Rio Grande do Sul. A situação levou a Assembleia Legislativa a instalar uma frente parlamentar de combate a crimes agropecuários. O lançamento ocorreu no último sábado, 26/8, primeiro dia da Expointer 2017, integrando a programação da feira em Esteio.
Proposta pelo deputado estadual Sérgio Turra (PP), a Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários tem o objetivo de “integrar produtores, entidades representativas, Assembleia Legislativa e Governo do Estado em busca de formas de combate e repressão aos crimes como abigeato, furto de sementes, defensivos agrícolas, maquinário e contrabando”, conforme Turra.
O grupo é formado por 40 parlamentares e deve realizar audiências públicas no interior do Estado. Além disso, a instalação de uma Delegacia Especializada em Crimes Agropecuários já foi apresentada ao Governo do Estado.
Entre as autoridades presentes no ato de instalação, esteve o secretário da Agricultura, Ernani Polo, que garantiu que o tema tem apoio do Governo Estadual. “Este assunto tem grande interesse do Estado. Os crimes como o abigeato afetam mais do que o produtor, implicam também em queda na arrecadação e em problemas de saúde pública”, disse. Além dele, estiveram presentes os deputados federais Luiz Carlos Heinze, Afonso Hamm e Jeronimo Goergen, o deputado estadual Elton Weber (PSB), os promotores de Justiça Luciano Vaccaro e Mauro Souza, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da Farsul, Paulo Ricardo de Souza Dias, e o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva.

Força tarefa
 
Os crimes rurais vêm sendo tratados desde agosto do ano passado, por uma força tarefa liderada pelo delegado Adriano Linhares. Desde a instalação, já foram desarticuladas 17 quadrilhas especializadas nestes crimes, presos mais de 130 pessoas presas e mais de 35 toneladas de carne apreendidas. Muitas cabeças de gado também foram recuperadas e restituídas.

Gabriela Barcellos

0 comentários: