segunda-feira, 7 de agosto de 2017

SSP divulga indicadores da violência

O dado mais comemorado pela SSP foi a significativa redução nas ocorrências de latrocínio, que roubo com morte. Em todo o Estado, o balanço mostrou diminuição de 29% em relação ao mesmo período em 2016. Já em se tratando somente da capital, Porto Alegre registrou redução ainda maior, de 58,3%. Este é o segundo semestre consecutivo com redução desse índice. “Não foi apenas uma manutenção da curva descendente. Quase dobramos o percentual de queda em relação ao primeiro trimestre, onde já era observada redução. Um dado significativo, que demonstra a efetividade da estratégia que colocamos em prática”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
AbigeatoJá no caso dos crimes de abigeato, uma das principais preocupações do setor produtivo gaúcho e que é alvo de uma força tarefa que há um ano vem produzindo excelentes resultados, houve redução de 23,5%, de acordo com levantamento.
Foram 5 171 ocorrências no mesmo período do ano passado e 3 958 neste ano. “Um crime que afeta diretamente o nosso interior e que estamos enfrentando de maneira consistente, através da força-tarefa da PC e das patrulhas rurais da BM”, salienta o Schirmer. A expectativa da SSP é intensificar o combate aos crimes do campo com o ingresso dos novos policiais civis e militares promovidos nos últimos meses.
Roubos a bancoFurtos e roubos a estabelecimento bancários também registraram queda em relação ao primeiro semestre de 2016. Os furtos, que incluem os arrombamentos a caixas eletrônicos, reduziram 43,2% em todo Estado e 55% em Porto Alegre. Os roubos diminuíram 2,6% em âmbito estadual e 33,3% na capital.
HomicídioAo falar dos homicídios dolosos, houve redução de 10,2% na capital. “Muito disso se deve ao planejamento que elaboramos. Com o reforço dos novos servidores queremos que os números do próximo trimestre sejam ainda melhores”, diz Schirmer. No entanto, este crime preocupa os especialistas, pois, apesar da redução na capital, o interior registrou aumento de 7,9% nos registros destes crimes no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Pulso FirmeO impacto da Operação Pulso Firme, que transferiu 27 criminosos de alta periculosidade para presídios federais, na última sexta-feira, 28, deverá ser notado nos próximos meses. “O fim da comunicação dos líderes criminosos com suas facções deverá influenciar diretamente na redução dos homicídios. Cerca de 85% dos assassinatos no Rio Grande do Sul estão ligados, direta ou indiretamente, ao tráfico e ao consumo de drogas. Nesse contexto, a desarticulação da cadeia de comando é vital”, observa.
O secretário cita o trabalho qualificado de investigação da Polícia Civil e o reforço no policiamento ostensivo como as principais causas da queda nos indicadores. Para Schirmer, latrocínios em queda influenciam diretamente na sensação de segurança. “É um crime que abala o cotidiano de uma comunidade. Os cidadãos, cientes que o cenário está mudando para melhor, possuem mais tranquilidade para seguir com a sua rotina”, disse.
Schirmer destaca, ainda, o apoio do governo nas ações empreendidas na área da segurança pública. “Sensível às demandas da segurança, o governador José Ivo Sartori promoveu o aumento do orçamento da SSP em 19% neste ano, está cumprindo o calendário de reposições salariais dos servidores, chamou novos policiais civis e militares e ainda autorizou a abertura de novo concurso público. Estas e outras ações contribuem diretamente na redução de grande parte dos indicadores”, comentou.
Gabriela Barcellos

0 comentários: