segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Consórcio do Pampa se reúne na Barra do Quaraí

O Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, formado por municípios da região da fronteira oeste e campanha, manteve ontem, 4/8, uma reunião, na Barra do Quaraí. O prefeito Iad Choli (PSD) recebeu os demais prefeitos da região no salão do Barra Hotel. No encontro, foram tratados temas considerados positivos para a região.
Asfalto
Umas das questões abordadas foi o uso consorciado das usinas de asfalto. “Dos municípios que integram o Consórcio, três possuem usina de asfalto. A ideia é que os demais municípios possam utilizá-las também, o que facilitará a implantação de melhorias significativas de infraestrutura”, explica Choli. Uma reunião de trabalho será agendada, desta vez com a presença dos profissionais responsáveis e secretários de obras de cada município, para que sejam acertadas as questões técnicas. Além de Uruguaiana, os municípios de São Gabriel e Santana do Livramento possuem usinas de asfalto.
Medicamentos
Também foi tratado sobre a compra conjunta de medicamentos com um consórcio da região metropolitana, o que deve baratear a aquisição de medicamentos em até 50%. A parceria entre o Consórcio do Pampa e o Consórcio Metropolitano já está fechada. Integram o Granpal os municípios de Alvorada, Arroio dos Ratos, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Viamão e Triunfo, além de Porto Alegre. “São compras em grande quantidade, o que acaba barateando os produtos e gerando economia”, comenta o chefe do Executivo barrense.
O Consórcio
O Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho foi criado para facilitar o atendimento às demandas dos municípios da região. Nos assuntos que são de interesse comum entre os municípios que o integram, os pedidos são realizados por meio do Consórcio, o que dá mais força aos pedidos.
Além de Uruguaiana, fazem parte os municípios de Alegrete, Itaqui, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Vila Nova do Sul.
Gabriela Barcellos

0 comentários: