segunda-feira, 7 de agosto de 2017

CAM oferece curso de férias aos alunos

Os alunos do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM) aproveitaram as férias para se capacitar ainda mais. Um curso de 32h sobre construção e manejo de estufas foi realizado de 1 a 4/8. As atividades foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Norton Lúcio Santini, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Cerca de 20 alunos participaram do curso durante os turnos da manhã e da tarde. Os participantes aprenderam diversas experiências, dando ênfase para as estufas e suas diferentes formas e materiais, abordando construção e tudo que nela se comporta essencial.
O diretor do CAM, Nino Oliveira, falou sobre a importância da atividade. “A participação dos alunos em cursos oferecidos pelo Senar/RS em pleno período de férias demonstra o interesse no aprendizado. Este curso mostrou a recomendação técnica mais eficiente e econômica para o cultivo de alfaces na região”, comentou.
Segundo Oliveira, o curso ainda enfatizou a construção de estufas do tipo arco e de túnel baixo como tecnologias mais recomendadas para a região. O destaque das estufas do tipo arco se dá em função dos danos na estrutura física por eventos meteorológicos extremos, como chuva e vento, que tendem a ser menores, comparadas a estufa de capela que são empregadas no município. Além disso, os alunos construíram no CAM um túnel baixo e compreenderam o manejo do tipo “guarda-chuva”, tanto o túnel como o manejo tornam-se uma das tecnologias mais economicamente viáveis para o cultivo de alface em Uruguaiana.
As aulas do colégio agrícola retornam na próxima segunda-feira, 7/8.
Larissa Vargas

0 comentários: