Cerca de 20 alunos participaram do curso durante os turnos da manhã e da tarde. Os participantes aprenderam diversas experiências, dando ênfase para as estufas e suas diferentes formas e materiais, abordando construção e tudo que nela se comporta essencial.
O diretor do CAM, Nino Oliveira, falou sobre a importância da atividade. “A participação dos alunos em cursos oferecidos pelo Senar/RS em pleno período de férias demonstra o interesse no aprendizado. Este curso mostrou a recomendação técnica mais eficiente e econômica para o cultivo de alfaces na região”, comentou.
Segundo Oliveira, o curso ainda enfatizou a construção de estufas do tipo arco e de túnel baixo como tecnologias mais recomendadas para a região. O destaque das estufas do tipo arco se dá em função dos danos na estrutura física por eventos meteorológicos extremos, como chuva e vento, que tendem a ser menores, comparadas a estufa de capela que são empregadas no município. Além disso, os alunos construíram no CAM um túnel baixo e compreenderam o manejo do tipo “guarda-chuva”, tanto o túnel como o manejo tornam-se uma das tecnologias mais economicamente viáveis para o cultivo de alface em Uruguaiana.
As aulas do colégio agrícola retornam na próxima segunda-feira, 7/8.
Larissa Vargas
0 comentários:
Postar um comentário