quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Cavalo Crioulo: Uruguaiana é destaque na Morfologia

Créditos: Fagner Almeida

Na terça-feira, 29/8, a Exposição Nacional Morfológica da Expointer consagrou seus grandes campeões, no Parque de Exposições Assis Brasil, e Uruguaiana mostrou porque é destaque nacional com o cavalo Crioulo. Dos oito animais consagrados, quatro têm genética uruguaianense.
Os prêmios de Grande Campeã do ano e Melhor Exemplar da Raça ficaram com a fêmea BT Decisão II, de Mariana Franco Tellechea, da Cabanha Basca. Entre os machos, o vencedor foi Inquisitor 1490 Maufer, do expositor Luiz Carlos Maeda, da Cabanha Santa Larissa, de Itaporanga (SP).
Mariana, que integra uma família tradicional na criação de cavalo Crioulos, destacou a união e a dedicação de toda a equipe da Basca. “Essa premiação e a consagração da cabanha. A Morfologia é uma seleção apertada, com milhares de animais concorrendo. E levar esse prêmio, em uma exposição tão importante como a Expointer, é o resultado de um trabalho de anos, com uma equipe de funcionários e administradores que dão o seu melhor”, disse ela.
A mostra reuniu 232 exemplares em dois dias de competição. Foram 18 etapas, além da prévia de Esteio, num ciclo que mostrou em pista a evolução genética da raça Crioula. De acordo com o jurado José Franciso Pereira de Moura, “o resultado demonstra o aprimoramento da morfologia, ano a ano, com a participação de animais de qualidade excepcional”. Para avaliar os quesitos morfológicos, Moura e o também jurado Ricardo Vieira Borges tiveram o auxílio do árbitro argentino Raúl Etchebehere.



Gabriela Barcellos

0 comentários: