quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Aeroporto comemora 71 anos de operações

O gaúcho Rubem Berta, um dos primeiros passageiros a desembarcar no antigo campo de pouso da cidade de Uruguaiana, no início da década de 30, teria, anos mais tarde, seu nome batizando o aeródromo construído naquele local. O ex-presidente da Varig nos anos 40 é homenageado ainda com seu busto em bronze no saguão do Aeroporto Internacional de Uruguaiana, que no próximo dia 29 de setembro comemora 71 anos de operações.
Localizado numa região estratégica, que faz divisa com a Argentina, o aeroporto atua na aviação comercial e militar. Iniciou suas operações, em 1945, sob a administração do antigo Departamento de Aviação Civil (DAC) e 35 anos depois, em 1980, passou a integrar a Rede Infraero. Com capacidade para receber 300 mil passageiros por ano, em 2015, o aeroporto registrou movimentação de 6,5 mil viajantes, entre embarques e desembarques. Esse resultado se deve ao fato de as operações de voos regulares só terem sido reestabelecidas em outubro do ano passado, com a chegada da Azul Linhas Áreas. A companhia opera um voo diário, que parte às 16 horas, com destino à capital Porto Alegre, operado por um ATR, de 70 lugares.
 “A retomada de voos regulares atende a uma demanda local, especialmente de empresários, que necessitam se movimentar para Porto Alegre, o que facilita o andamento de negócios”, observa o superintendente do Aeroporto de Uruguaiana, Jorge Tadeu Marques da Silva. No município, está instalado o maior porto seco da América Latina, considerado o terceiro maior do mundo. Em virtude dessa característica e da localização estratégica de logística no Mercosul, operam no município um grande volume de empresas, cooperativas de serviços e outras instituições que integram a cadeia de comércio exterior.
O terminal, que ocupa uma área de 800 de metros quadros, conta com uma lanchonete e locadora de carros, além de um fraldário e três banheiros, todos localizados no térreo. Desse total, um banheiro é adaptado para atender passageiros com mobilidade reduzida. Nesse piso, há também rampas para facilitar o acesso de passageiros, um bebedouro e um telefone para deficientes. Passageiros e usuários dispõem ainda de um estacionamento com 60 vagas, sendo 3 para idosos e pessoas com mobilidade reduzida; 5 para motos. Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil).

0 comentários: