O 21º Núcleo do Cpers/Sindicato, de Uruguaiana se disse preocupado com a decisão pela desfiliação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tomada em assembleia geral realizada na sexta-feira, 27/3. A votação registrou 1.580 votos pela desfiliação contra 1.129 votos.
Conforme a diretora do 21º Núcleo, professora Zilá Fidel, a decisão enfraquece o movimento, uma vez que dividiu a categoria. “Em nossa assembleia, dia 20, optamos por permanecer filiados, porém, a decisão da assembleia geral é soberana. A CUT é a maior central sindical e “o caminho para levar nossas propostas”, diz.
O Cpers estava vinculado à CUT há quase 19 anos e é um dos maiores sindicatos, com 81 mil associados, segundo a secretária-geral da CUT-RS, Simone Goldschmidt. “É uma pena que essa categoria tão importante esteja tão dividida. Mesmo que eles tenham decidido pela desfiliação, continuaremos apoiando o sindicato, pois a educação e os profissionais da educação devem estar acima de disputas políticas internas”, avaliou Simone.
Entre as pautas aprovadas na assembleia estão nomeação dos concursados, imediata aplicação do piso salarial nacional e atualização das promoções dos professores, garantir royalties para a educação, revisão do vale transporte, entre outros. A categoria também aprovou uma série de mobilizações. A próxima acontece dia sete, em meio turno, com objeto de avaliar os cem dias do Governo Sartori.
0 comentários:
Postar um comentário