sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Resíduos sólidos: Comissão chove no molhado

O Grupo de Assessoramento para discussão e sugestões quanto a destinação final dos resíduos sólidos em Uruguaiana, nomeado pelo prefeito Luiz Schneider, apresentou na última segunda-feira, 12/1, o relatório final aprovado seis dias antes pelos representantes de todos os órgãos que a compõe. A apresentação aconteceu no salão de atos do Centro Administrativo.
No relatório, o Grupo propõe a continuidade da construção do Aterro Sanitário, mas somente após acurado estudo de viabilidade financeira, reconhecendo desde já que haverá muita dificuldade na captação de recursos para sua implementação, recomendando a adoção de Parcerias Público-Privadas.
O transbordo dos resíduos sólidos para aterro sanitário de outra cidade foi avalisado, até o início da operação do Aterro local, que sequer possui Licença de Instalação.
Na prática, os Comissários não apontam qualquer outra alternativa.
O Executivo tem até dezembro para implantar o Aterro Sanitário, ou perderá arrecadação devido à revogação da lei que reajustou a taxa de lixo, aprovada em 2014, quando a Câmara emendou o projeto, concedendo prazo de um ano para solucionar a questão.
O Grupo recomendou que o Parlamento seja alertado da impossibilidade de implantar o Aterro Sanitário no prazo de 12 meses, recomendando a dilação do prazo por mais 12 meses.

0 comentários: