sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Raios assustam uruguaianenses

Não bastassem as fortes pancadas de chuva e as rajadas periódicas de vento que deixam milhares de uruguaianenses sem energia elétrica a cada temporal, outro fenômeno natural vem causando preocupação – os raios. 
A chuva forte que chegou ao município na última terça-feira foi acompanhada de raios que cortaram o céu da cidade e que apesar da bela imagem, deixou moradores em alerta. Imagens feitas por moradores mostram o exato momento que os raios atingiram Uruguaiana, confirmando a vulnerabilidade ao perigo. 
O Brasil é campeão mundial em número de descargas atmosféricas. A cada ano, 50 milhões de raios atingem o território, causando danos materiais e vítimas fatais. Em cada 50 mortes por raios no mundo, uma acontece no Brasil. Em média, por ano, 130 morrem vítimas das descargas no país e cerca de 500 ficam feridos. De 2000 a 2012, foram registradas 1.601 mortes. Dentre os estados, o RS tem maior concentração de raios por km², apesar de a incidência das descargas ser mais frequente no Amazonas. Mais de 5 milhões de raios atingem o território gaúcho por ano, o que significa 18,38 raios por km². 
Em função das características meteorológicas da região Sul —com tempestades de maior porte —, os raios que caem no território gaúcho são também mais destrutivos em comparação aos que atingem outras regiões. De 2000 a 2013, 125 pessoas morreram no RS. 
O verão tem a maior incidência de raios. Na região Sudeste, por exemplo, 80% das descargas são registradas entre dezembro e março. Apesar disso, no RS, os raios são mais frequentes no outono e na primavera. 
Segundo o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Osmar Pinto Junior, todo raio é fatal. “Eles são muito fortes para o ser humano.” Aponta que não há lei federal que regulamente a instalação de para-raios. No RS, o Corpo de Bombeiros fiscaliza. “Verifica se o equipamento está bem instalado, mas não se é adequado para o local.” 
Uruguaiana está entre cidades do mais com maior índice de ocorrência de raios. Um dos motivos seria a existência da usina no município.

0 comentários: