quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CNH terá novo modelo em 2015

No 2º semestre, os brasileiros contarão com um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O novo documento será obrigatório apenas para quem tirar a primeira habilitação ou for renova-la ou substitui-la em caso de perda e roubo. Ela terá 28 novos dispositivos de segurança, que terão a função de impedir falsificações e adulterações. 
Com pouca mudança visual, a carteira de habilitação ganhará um código cifrado com informações que podem ser lidas apenas por meio de aplicativos para celular usados por agentes de trânsito. Mas não será apenas a CNH que passará por mudanças. O Certificado de Registro do Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento ganharão mais 17 dispositivos de segurança para evitar fraudes no pagamento do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).
Entre as fraudes mais recorrentes combatidas por essas alterações estão a clonagem de veículos, a evasão fiscal e as fraudes contra seguradoras, segundo o Denatran. As novidades não terão impacto no bolso dos motoristas.
ABS em duas rodas
Depois da obrigatoriedade dos freios ABS para veículos de passeio, em 2015 será a vez de a exigência chegar às motocicletas. Por ora, os sistemas de frenagem deverão vir de série somente nos modelos acima das 300 cilindradas ou com potência igual ou superior aos 22 kW, no caso das elétricas.

0 comentários: