Após cinco meses recebendo o maior volume de reclamações de usuários de seu serviço em relação ao total de clientes, o BMG cedeu a primeira colocação para a Caixa Econômica Federal em dezembro. A instituição estatal teve índice de 10,84 pontos no mês passado, de acordo com o ranking elaborado pelo Banco Central. A Caixa, que tem pouco mais de 74 milhões de clientes, recebeu 805 críticas no mês passado consideradas procedentes pela autarquia. Em novembro, a instituição estava na terceira posição, com 8,42 pontos. Todos as instituições são avaliadas pelo BC pelo seu conglomerado.
A maior quantidade de queixas contra a Caixa foi em relação a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (363). O segundo ponto que mais deixou os clientes irritados foi o descumprimento de prazo de resposta da reclamação registrada no BC (126).
A segunda instituição entre as que possuem mais clientes com o maior índice em dezembro, de 10,30 pontos, foi o Banrisul. O banco do Sul, que tem 3,8 milhões de clientes, aparecia na quinta posição no mês anterior. Já o Santander passou da segunda posição em novembro para a terceira agora. O banco espanhol recebeu “nota” 9,54, ao ter 300 queixas consideradas procedentes pelo BC. O volume de clientes da instituição no mês passado era de 31,430 milhões.
Na quarta posição, ficou o HSBC, com índice de 8,01 e 81 críticas - o banco detém 10,1 milhões de clientes. A instituição já estava na quarta posição em novembro. Já o Bradesco, que possui quase 74,7 milhões de clientes, ocupou o quinto lugar. Isso levou o índice da instituição a 5,69 pontos em dezembro.
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