segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Retomada dos vôos: Aeroporto de Uruguaiana é tema de reunião com ministro Eliseu Padilha

O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) manteve reunião na última semana com o ministro Eliseu Padilha, responsável pela secretaria de Aviação Civil. No encontro, o parlamentar tratou sobre os aeroportos do interior do Estado, que estão sem operação: Erechim, Passo Fundo, Alegrete e Uruguaiana.
De acordo com ele, o ministro confirmou seu compromisso com os aeroportos regionais e adiantou as obras que serão realizadas. “O aeroporto de Erechim terá uma ampliação de 140 metros de pista, e será construída uma área de escape de 90x60 metros, além de um novo terminal de passageiros com 2.160 m². Passo Fundo terá uma pista de 1.680 x 30 metros, um pátio de 17.127 metros e um terminal de passageiros com 2.160 m²”, disse. Capoanidiz ainda que a licitação para o aeroporto de Passo Fundo deverá ter o edital lançado em outubro/2015 e Erechim em dezembro/2015.
Em Uruguaiana, a expectativa é que o Aeroporto Internacional Ruben Berta retome os vôos comerciais. Há meses, a Infraero encaminhou uma proposta à Prefeitura Municipal tratando do assunto, com objetivo de retomar os trabalhos, com apoio do Executivo. De acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, esse documento foi respondido com uma contraproposta, sugerindo a realização de um convênio entre o Município e a Infraero. Conforme Schneider, o município não dispõe do quadro de servidores necessários para operação do serviço – cerca de 18 profissionais, que precisam receber treinamento especifico de bombeiros. “Para isso, o município propôs um convênio no valor de R$ 40 mil. Com posicionamento favorável da Infraero seria possível elaborar o projeto para criação desses cargos e encaminhá-lo à Câmara”, diz o chefe do Executivo. Até o momento, a Infraero não deu resposta.

0 comentários: