quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Obras de Saneamento seguem em ritmo intenso em Uruguaiana

Em três anos de atuação em Uruguaiana, a Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do Município, ampliou o acesso à rede de esgotamento sanitário de 8% para 60%. Todo o esgoto coletado é tratado e o efluente é devolvido ao Rio Uruguai, obedecendo às normas ambientais e sem oferecer riscos de contaminação.
Questionada sobre o impacto na rotina do município, a concessionária reconhece os desafios para melhorar a qualidade do serviço e, principalmente, acelerar as etapas de recomposição do asfalto. O engenheiro Herbert Dantas, gerente de investimentos da unidade, explica que as obras são divididas em três etapas: implantação da rede coletora, dos ramais de ligação e por fim a pavimentação. Conforme Dantas, depois de finalizar o esgotamento sanitário, é preciso aguardar no mínimo 10 dias para iniciar a pavimentação. “Buscando reduzir o impacto na mobilidade urbana, priorizando a recuperação dos locais com maior tráfego. Além disso, a pavimentação passou a ser realizada pela própria equipe da concessionária, mudança realizada para melhorar a eficiência nos procedimentos”, conta.
Com a disponibilização do sistema de esgotamento é importante o morador conectar sua residência na rede coletora. “É um ato de cidadania”, ressalta Antonio Carlos Alencar, diretor da Odebrecht Ambiental. “Ter um sistema de esgotamento sanitário valoriza a cidade, reduz a poluição, atrai novos negócios e dá melhores condições de vida para a população”, acrescenta. 
Ao ligar a residência na rede coletora de esgoto, o morador também está cumprindo a Lei Federal 11.445 de Saneamento Básico, que estabelece a obrigatoriedade da ligação em locais onde já existem redes de esgotamento sanitário. 
“Saneamento é saúde, pois ao tratarmos o esgoto estamos minimizando a incidência de doenças e cuidando das gerações futuras. Só assim vamos poder oferecer uma cidade com mais qualidade de vida para nossos filhos”, afirma Magnólia de Jesus, engenheira ambiental da concessionária.

0 comentários: